Por Cristiane Gracioli

            @crisgracioli

Portugal se tornou um destino premiado e de desejo por turistas do mundo todo. Os brasileiros também alimentam essa estatística porque a cidade é mesmo encantadora e oferece distração para pessoas de todas as idades. Seja pela gastronomia, história, cultura e ainda as boas compras, garanto que Lisboa tem tudo para agradar, mas vamos começar pelo começo: a Baixa Pombalina.

O lugar com mais turistas por m2 de Lisboa foi completamente reconstruído após o terrível terremoto que assolou a cidade em 1755. Esta foi a zona que beneficiou da intervenção do vanguardista Marquês de Pombal, que projetou edifícios antissísmicos num estilo urbanístico único. A Baixa, como é conhecida, contém praças majestosas, que se encontram interligadas por avenidas retas preenchidas com obras arquitetônicas do século XVIII.

Uma cidade fervilhante, bem estruturada e que encanta pessoas de todas as partes do mundo. A lista de lugares históricos é longa, anote!

Praça do Comércio:

Em frente ao Arco da Augusta, a charmosa esplanada é a parada obrigatória e perfeita para um descanso e uma bela taça de vinho após um passeio pelas ruas estritas da Baixa. No restaurante MUSEU da CERVEJA, experimente o famoso bolinho de bacalhau recheado com queijo da SERRA DA ESTRELA. www.museudacerveja.pt

Rua Augusta e Arco da Augusta

Rua cheia de restaurantes e lojinhas. Desde 2013 é possível subir ao Arco e admirar de perto as esculturas e vista privilegiada dessa região. Através de um elevador e dois lances de escada em caracol, você chega ao topo. A visita ao arco custa 3€ e grátis para crianças até 5 anos. O horário de visita é diariamente das 9h às 20h, sendo às 19h45 a última entrada.

Castelo de São Jorge + Sé  

É um marco na cidade, um castelo emblemático datado a partir de 1 A.C e com muitas reconstruções e diferentes nomes e povos. O Castelo está inserido em uma das colinas de Lisboa, a mais antiga delas. Isso significa que você conseguirá vê-lo de vários pontos da cidade e terá uma panorâmica espetacular a partir de suas muralhas.  Aberto 7 dias da semana a partir das 9h. Nesse mesmo caminho aproveite para conhecer a Sé de Lisboa, uma obra arquitetônica que começou a ser construída em 1147. Tanto fachada quanto interior respeitam o estilo romântico da época, embora os ornamentos remetam ao estilo gótico.

Av. da Liberdade

É uma das principais artérias da cidade. Uma versão lisboeta da parisiense Champs-Elysées. Muito arborizada e coberta de calçada portuguesa entre as praças dos Restauradores e marques de Pombal, é nessa avenida que se encontram as grandes lojas de luxo, que começam na Rua Castilho.

 Restaurantes:

 1) Bairro do Avilez, (Chiado)

Um endereço onde funciona com três restaurantes, todos muito especiais e comandados pelo chef José Avillez, em um ambiente descontraído e charmoso. São eles:

  • TABERNA E MERCEARIA
  • PÁTEO
  • BECO – CABARET GOURMET

Fica no coração do Chiado, fácil de encontrar, mas precisa reservar. Visite o site e entenda melhor: www.bairrodoavillez.pt

2) Casa do Alentejo

www.casadoalentejo.com.pt
De segunda à domingo, das 12h as 23h
Rua das Portas de Santo Antão, 58