Com a temporada fria, o cardápio do dia a dia ganha diversas opções de sopas, caldos, massas e outras refeições deliciosas que aquecem o corpo. Porém, para manter a alimentação saudável no inverno, é preciso ter alguns cuidados especiais, já que é necessário aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal.

A nutricionista Ellen D’Arc, da rede Bio Mundo, alerta para os possíveis problemas nos excessos. “Ficamos propensos a cometer exageros nas refeições, ao mesmo tempo em que ficamos vulneráveis à algumas doenças sazonais. Manter uma alimentação equilibrada será um bom aliado para evitar esses problemas”, comenta. Confira as dicas da nutricionista para conservar a saúde durante essa estação:

1 – Varie as sopas

Combine diferentes vegetais nos caldos e sopas para deixá-los ainda mais nutritivos. O uso de produtos integrais também pode aumentar a sensação de saciedade por causa das fibras.

2 – Consuma gorduras boas nas pequenas refeições

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas. Ricas em nutrientes, elas auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom, além de diminuir o consumo de doces e salgadinhos.

3 – Frutas são ótimas opções

Para as refeições intermediárias, aposte nas frutas da estação. Por serem mais práticas, opte também pelas frutas secas.

4 – Hidrate-se

Além de regular a temperatura corporal, a água auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano.

5 – Use as bebidas como aliadas

Aproveite para beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, pois podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliarem o sistema digestivo e no controle do peso.

6 – Substitua certos alimentos

Troque alimentos comuns por integrais, pois são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol, além de prolongar a sensação de saciedade. Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 + 1 =