Atelier des Lumières, o primeiro museu de arte digital

Imersão na obra de Van Gogh em Paris

0
2213

Por Edis Lima

         @beminparis

O Atelier des Lumières, primeiro museu de arte digital de Paris, comemora seu segundo ano de instalação com a tão esperada exposição imersiva de obras de Van Gogh. Aliar arte à tecnologia proporciona uma redescoberta inovadora de grandes nomes da história e permite reunir num lugar único, obras-primas dispersas em vários lugares do mundo.  Em 2018, com a exposição de lançamento que destacou o artista vienense Gustav Klimt, o Atelier des Lumières recebeu mais de um milhão de visitantes. Sucesso absoluto de público.

A influência japonesa

É também em Paris que Van Gogh é influenciado pelas estampas japonesas que marcam definitivamente suas obras. Para abordar esse fascínio de Van Gogh pelo japonismo, a exposição tem uma parte dedicada ao Japão, da icônica Onda de Hokusai (pintor e desenhista japonês) à beleza efêmera das cerejeiras em flor.

Entre impressionismo e modernismo

“A igreja de Auvers” – Van Gogh

Em Paris, Van Gogh descobre a arte moderna. Durante sua breve carreira de artista que durou apenas dez anos, o artista holandês experimenta sem cessar e extrapola os códigos da representação de paisagem, do retrato e da natureza morta. A exposição digital ‘Van Gogh, noite estrelada’ aborda sua busca artística: de Nuenen, na Holanda, passando pela Provence e Paris, onde ele frequenta artistas impressionistas.

A exposição é animada por uma composição musical alternando música clássica, jazz e música pop, que leva o visitante a ter uma real experiência sensorial e sonora.

Auvers-sur-Oise, última morada de Van Gogh

“A Sesta” – Van Gogh

Em maio de 1890, Van Gogh deixa Saint-Rémy, na Provence e se instala em Auvers-sur-Oise, nos arredores de Paris, sob os cuidados do Dr Gachet, pintor, graveiro e colecionador. Nessa última etapa de sua vida, Van Gogh produz de forma frenética, pintando praticamente um quadro por dia, durante os dois últimos meses de sua vida. O pintor morre aos 37 anos em razão de um tiro no próprio peito. Morte trágica, por alguns historiadores considerada suicídio e por outros, mero acidente. A exposição traz uma imersão marcante para os apreciadores na incontestável obra do artista holandês e é, certamente, uma das exposições mais procuradas da temporada na capital francesa.

Van Gogh, nuit étoilée fica em cartaz até o dia 31 de dezembro de 2019, no Atelier des Lumières, perto da République, 38 rue Saint Maur 75011, Paris.

“A Noite Estrelada” – Van Gogh