Por Gonca Kaya

@guiaturca
                              @guiaturca

No ultimo mês, eu tive um dia livre e planejei com umas amigas, um passeio numa área bem antiga de Istambul, em que se encontram os históricos bairros “Fener” e “Balat”. Ainda hoje em “Fener”, se encontra o Patriarcado do Mundo Ortodoxo (o prédio atual data de 1601), com uma igreja lindíssima, a igreja de São Jorge. Já “Balat” guarda a história da antiga comunidade judaica de Istambul, que ali morava. Nos anos 1490, como os judeus que moravam na Espanha eram expulsos pelos Reis Católicos Isabel e Fernando, o Sultão Beyazid (um dos mais importantes do Império Otomano) mandou muitos navios para buscá-los e levá-los para Istambul. O gesto nobre e generoso de um imperador que era muçulmano, mas queria que a capital dele (Istambul) ficasse multicultural e diversa, é até hoje lembrado. Desde então, nós temos uma grande comunidade judaica aqui, chamados de Sefaradis, que obviamente não foram forçados a se converterem e conseguiam seguir com a própria fé judaica. Nós temos 18 sinagogas em Istambul que ainda hoje estão funcionando. Ah, e claro que essa comunidade, hoje em dia, está espalhada pela cidade como qualquer cidadão turco.

Já que tive o dia livre e tinha ouvido falar, muitas vezes, que esses dois bairros se atualizaram e ganharam uma dose extra de charme, resolve ir até lá para relembrar o local e conhecer as novidades. E, de fato, o bairro é pura bossa! Há um movimento de jovens artesãos e antiquarias que abrem suas lojas e mulheres empreendedoras inaugurando novos restaurantes e cafés. Incrível!

E posso dizer com toda a certeza de que vale a visita! Além de tirar diversas fotos, fiz a cobertura completa nos stories do Instagram e vou dizer: meus seguidores adoraram! Foi o conteúdo mais assistido de todos os tempos.

Além disso, a visita me fez perceber que na correria do nosso dia a dia, esquecemos de curtir e explorar lugares que estão tão próximos da gente. Decidi que sobre tudo com minha profissão de guia cultural vou dedicar mais tempo para desenvolver novos roteiros. Roteiros que vão bem além dos clássicos! Quem sabe um dia nossos caminhos não se cruzam emr Istambul? Explorar as infinitas ruazinhas dessa minha cidade não tem preço!

Minha visita a Balat e Fener
Minha visita a Balat e Fener

Antigos bairros judaicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − sete =