Cuidados caseiros para manter o cabelo saudável

Especialista conta que o shampoo e até a temperatura da água são importantes

0
106
cuidados caseiros para manter o cabelo saudável

Sabemos que manter o brilho e a maciez dos cabelos não é uma tarefa fácil, principalmente quando há alguma tintura ou alisamento envolvido. “Algumas coisas simples, como qual a temperatura da água ou o shampoo certo para o cabelo fazem completa diferença no resultado final, por mais que você não dê a devida atenção”, conta Priscila Nepomuceno, cabeleireira e proprietária do Studio Dellas. A especialista revelou alguns cuidados caseiros para manter o cabelo saudável nessa época em que não podemos correr até o salão. Acompanhe!

Atente-se à temperatura da água

Pessoas que tomam banhos muito quentes costumam ter descamação ou casca facilmente, assim como o aumento da oleosidade e ressecamento. Em casos mais extremos, pode haver vermelhidão e irritação no couro cabeludo, apenas pela temperatura elevada da água.

Quando o cabelo tem tintura ou irá recebê-la, o ideal é usar água morna, pois ajuda a abrir a cutícula e é um meio-termo entre as temperaturas. A água bem gelada, conta Priscila, é a melhor opção quando se procura bastante brilho. Infelizmente, não é comum por conta do banho gelado, que pode ser desconfortável para a maioria da população.

Qual shampoo usar?

Independente do tipo de cabelo, o principal é usar uma linha sem sal. Se você alisa o cabelo, por exemplo, ou faz outros procedimentos de cuidado no salão, ao chegar em casa e usar um produto que carrega sal, provavelmente irá estragar todo o trabalho feito.

O sal na composição do shampoo é feito apenas para fazer espuma e dar a impressão de que estamos ficando mais limpos. Ao usar um sem sal, é possível perceber que ele não fará tanta espuma assim, mas o benefício para os fios é bem maior. É possível verificar a existência do componente no próprio rótulo na hora da compra, a maioria das linhas populares são carregadas desse mineral. O resultado é a falta de brilho, perda da maciez e ressecamento.

Essa dica, além de fazer com que o cabelo fique mais bonito, ainda pode fazer com que tinturas e progressivas durem muito mais tempo.

Cuidados com os produtos

Cremes específicos, como máscaras de hidratação, têm químicas que influenciam o cabelo e nos fazem ter o resultado que desejamos, mas é preciso se atentar ao manuseá-los.

Quando você abre a embalagem, não deve colocar a mão dentro, ou seja, sua pele não deve entrar em contato direto com o produto que está dentro do pote. Para pegar, é aconselhável usar uma colher de plástico – outros materiais também podem contaminar, ou luvas.

Ao colocar sua pele em contato com o creme, irá perder a maior parte do valor que ele tem, o que diminui seus resultados. O ideal é pegar sem contaminar, e então já passar rapidamente nos cabelos, podendo utilizar as mãos. Por isso é comum que linhas especiais para salão venham com válvulas pump, assim você nunca toca no produto que ficou ali dentro, apenas no que irá usar. Muitas vezes, cuidados caseiros para manter o cabelo saudável podem fazer grande diferença.

Fonte: Toda Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + 19 =