Publicidade

Sol, mar e piscina. Essa pode ser a receita perfeita para o verão das brasileiras, mas nem sempre é amiga dos fios. E se esses danos já prejudicam qualquer tipo de cabelo, quando se trata de mechas, a agressão é ainda maior. O beauty artist da Wella, expert em loiras, Fredy Siqueira, afirma que entre os principais efeitos do verão são a mudança de coloração e o ressecamento extremo. “Tanto a acidez do e o baixo pH do clor, quanto os raios solares e o sal do mar, deixam os fios fracos, quebradiços e opacos, principalmente quando se trata de cabelos com mechas”, explica.

Cuidados com o loiro no verão

De acordo com o profissional, para os cuidados com o loiro no verão, as mulheres devem blindar o cabelo contra esses danos. “Fazer hidratações com regularidade, tomar duchas de água doce depois de sair do mar ou da piscina e utilizar leave-in com proteção solar são algumas dicas para evitar que o cabelo fique esverdeado e ressecado”, lembra Fredy.

Mas, afinal… o que acontece com os fios? O cabelo é formado por 30% de oxigênio e 6% de hidrogênio, além de carbono e nitrogênio, que juntos formam os aminoácidos essenciais aos fios. Quando eles sofrem e queima de oxigênio, seja por química ou por fatores externos como o sol, acontece a oxidação, causando o envelhecimento das células e alteração da cor.

“Os loiros por serem claros, tem pouco pigmento, facilitando a oxidação. Por isso, tendem a ficar mais amarelados com o sol e esverdeados sob os efeitos da piscina e do mar”, explica o especialista em coloração e hidratação André Santty.

De acordo com o profissional, o segredo está na prevenção. “Fazer o uso de máscara hidratante constante evita a perda de água do fio e é essencial principalmente durante a estação quente, com a maior frequência dos danos. Além disso, evite secador de cabelo, chapinha e água muito quente no banho”, finaliza Santty.

Publicidade