
Por Gonca Kaya
A cidade de Bursa, localizada a 155 km de Istambul, é uma boa opção para aqueles que estiverem com bastante tempo e queiram fazer uma viagem de aproximadamente duas horas de carro. Chamada de “a capital de seda” da Turquia, essa cidade, que tem 1.9 milhões de habitantes, possui muito mais a oferecer que somente vários mercados antigos de seda.

Conhecida como Prusa ad Olympium durante o Império Romano, a história do local começa a dois mil anos antes de Cristo. Já em 1.326 d.C, ela se tornou a primeira capital do Império Otomano. Por isso, a cidade possui mausoléus de vários sultões otomanos entre muitos outros monumentos antigos que ainda decoram a cidade. Entre os mais importantes estão a Mesquita Verde e o Túmulo Verde, dos anos de 1.400; o Koza Han, mercado do final dos 1.400 com inúmeras lojas que vendem todo tipo de tecidos feitos de seda; a Grande Mesquita, que destaca com sua beleza e um lindo chafariz de mármore que fica no centro dela; além de exemplos únicos da arquitetura otomana.

Também vale destacar os mais de três mil banhos termais devido à proximidade de uma área montanhosa onde encontram-se várias nascentes de águas termais. Diversos hotéis luxuosos oferecem pacotes e tratamentos com Spas e banhos turcos. Depois de um dia explorando a cidade e garimpando pelo labirinto dos antigos mercados, umas horas nas águas quentes no final do dia é uma experiência realmente tranquilizante e gostosa. Falando de montanhas, uma das mais importantes estações de esqui da Turquia encontra-se bem ao lado da cidade Bursa, um Parque Nacional, chamado de Uludag. Com 2.540 metros de altitude, essa montanha possui vários bons hotéis que acolham os apaixonados esquiadores, geralmente de Istambul, já que é possível chegar lá em poucas horas e passar um final de semana com muita festa e ski na montanha nos meses de inverno.
