Publicidade
Cris
                  @crisgracioli

Portugal entrou definitivamente na moda e na lista dos viajantes do mundo todo. Premiada pelos melhores sites de turismo, o país deixou de ser um destino para visitar igrejas e museus, embora tenha uma riquíssima representatividade nesse quesito. O que se vê hoje é um país que sedia torneios de golfe, feiras mundiais de produtos variados, congressos e, por ser capaz de receber tanta gente, atrai também viajante de todas as idades e interesses.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em matéria publicada no Diário de Notícias em 30 de setembro do ano passado (www.dn.pt), Portugal recebeu 7,2 milhões de hóspedes estrangeiros, o que significa 71 mil turistas a mais do que todo o ano de 2017. Canadá, Estados Unidos e Brasil também engordam a estatística, e os números não param de crescer.

Mas, vamos falar do Algarve, uma terra iluminada pelo sol por todo o ano, destino que encanta adultos e os jovens e oferece diversão para todos.  Suas belas praias e, também, o agito de suas casas noturnas tornam um point do verão Europeu, assim como Ibiza (ES), Capri (IT) ou Mikonos (GR).

E, por isso, é que a famosa costa lusitana não encanta apenas os turistas estrangeiros: também os portugueses têm o hábito de tirar férias na bela costa. No mês de julho e agosto, férias na Europa, toda a região de praias do sul de Portugal ferve de tanta gente. Entre os europeus, destaca-se a preferência pelo Algarve dos britânicos, espanhóis, franceses e alemães. O Algarve tem batido recordes em número de hospedagens e de desembarque de passageiros em seu aeroporto internacional, por isso é bom planejar a viagem.

 Restaurantes: A lista de restaurantes imperdíveis é longa, e mesmo que você escolha uma tasquinha certamente sairá bem satisfeito. A comida portuguesa é realmente deliciosa e conta com ingredientes frescos por estar próximo ao mar.

Restaurante de Palm Beach, Armação de Pêra
Restaurante de Palm Beach, Armação de Pêra

Praias: A programação de praias é algo para se pensar e procurar visitar todas possíveis. Você pode comprar passeios de barco, visita em grutas, entre outras atrações por sites de turismo. Pesquise, e monte seu roteiro (o TripAdvisor traz boas dicas).

Praia da Cova Rendonda, Lagoa
Praia da Cova Redonda, Lagoa

LAGOS – Ponta da Piedade, Praia Dona Ana e Praia do Camilo;
LAGOA – Praia de Benagil (e a gruta, verifique uma excursão pelas cavernas saindo de Portimão), Praia da Marinha e Praia do Carvalho;
PORTIMÃO – Praia da Rocha, Praia 3 Irmãos e Praia 3 Castelos;
ALBUFEIRA – Praia da Falésia, Praia São Rafael e Praia da Coelha.

Como chegar?
Muitas companhias aéreas low cost fazem o trajeto saindo de diversos países da Europa com destino final em Faro, capital do Algarve. Se partir de Lisboa, de carro, são 278 km até Faro. Indico seguir pela A2, ótima rodovia, com pedágio e muita segurança. Estar com um carro disponível permite visitar toda a costa, e se tiver um pique a mais passe um dia em Sevilha, na Espanha, que fica apenas a 200 km de distância.

Publicidade