Nada como aproveitar os momentos em casa para se aprofundar no universo da moda! Desde a vida de grandes estilistas até a organização de eventos internacionais, indicamos os melhores documentários sobre moda para você melhorar o seu repertório sobre o universo fashion e adquirir mais referências sobre o assunto. Então, consulte a nossa lista, prepare a pipoca e aperte o play!

  • McQueen

“Ninguém descobriu Alexander McQueen, ele descobriu a si mesmo”, diz o dramático trailer do filme, que retrata as criações mais icônicas dele, como a coleção de verão 1999, quando dois robôs pintaram um vestido usado por Shalom Harlow em plena passarela. Ian Bonhôte e Peter Ettedgui contam a história comovente de como um garoto da classe trabalhadora do extremo leste de Londres se tornou um visionário mestre da moda. Onde assistir: Amazon Prime Video.

  • The First Monday In May

Retrata o processo de organização de uma das exposições do Metropolitan Museum of Art (o MET), em Nova York, que contempla o Met Ball, considerado um dos principais eventos mundiais do mundo da moda. O documentário é um olhar cronológico da história da gala e uma exploração do glamour e do fascínio que André Leon Talley descreve como “a versão fashion do Super Bowl”. Onde assistir: Amazon Prime Video.

  • Inside Dior

Um dos mais recentes documentários da Dior sobre a evolução da maison desde o início até os dias atuais. Em uma linha do tempo, os espectadores descobrem como era Christian Dior antes e depois da marca, até seus ilustres diretores criativos, incluindo Yves Saint Laurent, John Galliano e Raf Simons. Onde assistir: Amazon Prime Video.

  • Iris

O documentário dirigido pelo consagrado e premiado Albert Maysles faz um apanhado sobre a vida de Iris Apfel, uma designer de interiores que se tornou ícone de moda pelo seu estilo, personalidade e vanguardismo. Além de dicas mais que valiosas sobre moda Iris divide sua rotina, nos levando para um passeio mais que divertido entre compras e memórias dos seus 90 anos de vida. Onde assistir: Amazon Prime Video.

  • Jeremy Scott: The people’s Designer

Além de nos permitir acompanhar todo o processo por trás da sua primeira coleção de Jeremy Scott, o documentário mostra toda a jornada do diretor da Moschino, desde a sua infância simples na zona rural dos Estados Unidos, até sua chegada a Nova York. Onde assistir: Netflix.

  • Diana Vreeland: The Eye Has to Travel

Após mais de 20 anos de sua morte, a influência bem documentada de Diana no mundo da moda, suas vulnerabilidades e inseguranças privadas são revelados nesse documentário sobre uma das editoras de moda mais icônicas do mundo. Com o título traduzido para Diana Vreeland: O Olhar Tem Que Viajar, ele mostra a história dessa mulher fascinante e ousada.

  • Dior and I

O documentário é um retrato comovente do designer belga Raf Simons, quando ele assumiu o papel mais cobiçado da moda: diretor criativo da Dior. O filme mostra suas primeiras oito semanas no papel, enquanto ele reúne sua coleção de Alta Costura para a famosa casa de moda, contra adversidades incríveis. Veja também imagens inéditas do backstage do primeiro desfile assinado pelo designer para a Dior, em julho de 2012. Onde assistir: Amazon Prime ou Google Play.

  • Lagerfeld Confidential’

“A Moda é efémera, perigosa e injusta.” São estas as palavras proferidas por Karl Lagerfeld no documentário, uma obra cinematográfica que é o seu retrato mais íntimo. Ele mostra seus malabarismos diários com os vários compromissos de trabalho para Chanel, Fendi e sua marca de mesmo nome, enquanto revela sua habilidade. Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=OyaQk_Iv-Yg&vl=en-GB

  • The Secret World of Haute Couture

Produzido pela BBC, é um mergulho no universo da Couture, com entrevistas com designers e clientes, revelando as regras não escritas da Alta Costura e o que significa pertencer a esse clube exclusivo. Onde assistir: https://vimeo.com/99469251

  • Alexa Chung Uncovers Fashion Industry Secrets – Future of Fashion

O documentário de Alexa Chung, apresentadora e modelo britânica, para a British Vogue, é guiado por perguntas do público de todo o mundo, que a leva a investigar a moda de dentro para fora. Chung prova que, como forma de arte, indústria e, principalmente, como opção de carreira, a moda pode ser subestimada e oferece imensas oportunidades para quem quer se envolver.

Na série The Future of Fashion, ela tenta descobrir o que o futuro reserva para esta indústria que movimenta bilhões de dólares; como a próxima geração terá carreiras de moda usando todas as ferramentas disponíveis; e como é o cenário da moda em termos de sustentabilidade e tecnologia. Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Bi2nc_xxnvs

  • Valentino: O último Imperador

Um olhar íntimo sobre o universo do estilista italiano Valentino Garavani, mostrando sua vida e sua obra. Ao lado do companheiro de longa data Giancarlo Giammetti, Valentino se prepara para o desfile em que comemora 45 anos de carreira.

  • The September Issue

O documentário retrata a rotina da prestigiada Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, em torno da produção da principal edição do ano, a de setembro. A edição especial conta com cerca de 840 páginas e, para dar conta de tanto conteúdo, começa a ser preparada cinco meses antes da data de fechamento! Onde assistir: Amazon Prime ou Netflix.

 

Compartilhe os documentários sobre moda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + sete =