Por Raíssa Zogbi

raissa
            @raissazogbi

De estrutura familiar e movida por uma moda atemporal e
sustentável, a Evolução Eco nasceu com o sonho de uma gestora ambiental em ver um mundo fashion mais equilibrado ecológica e socialmente. Idealizado por Juliana Thomé, que buscava um trabalho flexível depois de engravidar de Luna, e roupas com vida útil prolongada, a marca trabalha com uma linha produção consciente e humanizada. Com berço em um casarão na cidade de Cerquilho (SP), ela se configura como um ecossistema que trabalha com a experiência humana através de atividades que conectam corpo, mente e alma. Lá, o ato de comprar foi ressignificado e é acompanhado por meditação, yoga, capoeira e outras atividades que proporcionam bem-estar. Acompanhe a entrevista.

1) Quais as matérias-primas utilizadas?    

moda sustentável
Juliana, fundadora, tintureira e criativa

Nas diferentes fases das nossas atividades, buscamos a opção mais sustentável e que gere menos resíduos possível. Temos dois princípios que direcionam a escolha das nossas matérias-primas. A primeira é a valorização do trabalho e dos negócios locais. Estamos localizados na cidade de Cerquilho, e mantemos aqui uma série de fornecedores a fim de fomentar o comercio local. A segunda é buscar empresas que forneçam matéria-prima sustentável, como a Eco Simple, organização têxtil que desenvolve tecidos a partir de materiais reciclados, ou a Corantes Guarany que fabrica corantes orgânicos e é certificada nas normas ISSO 9001 (gestão da qualidade) e ISSO 14001 (gestão ambiental).

 

moda sustentável

2) Como funciona o tingimento das peças?

A técnica artística que utilizamos nos tingimentos é o tie-dye com corantes orgânicos, que significa “amarrar-tingir”. São possíveis diferentes tipos de amarrações e, cada uma delas vai resultar em um desenho distinto. Isso é o que mais gostamos, cada amarração é uma surpresa diferente e nova, que liberta nosso lado intuitivo e criativo.

3) Vocês valorizam a singularidade e empoderamento no vestir. Como fazem isso?

A Evolução Eco é constituída 100% por mulheres e, trilhar esse caminho juntas, estabelecendo um contato tão direto com clientes, amigas e parceiras, nos trouxe crescimento pessoal e empoderamento. Mulheres empoderadas querem empoderar outras mulheres. E por que não usar nossa arte como ferramenta para isso? A autoestima no olhar das nossas clientes, quando vestem algo que lhes traz confiança e conforto é gratificante. Moda é muito mais do que padrões. Cada ser é único e, deve sim poder expressar quem é e o que sente por meio do que veste. Abraçamos esse propósito, apresentando looks desde os mais clássicos e básicos, até os mais exóticos e excêntricos. Além disso, desenvolvemos um projeto de co-criação, onde nosso consumidor tem total liberdade para criar conosco o look que desejar.

moda sustentável
Ana é responsável por corte, costura, modelagem e customização
moda sustentável
Sabrina- financeiro, comercial e internet

4) Vocês acham que a moda sustentável é viável e democrática no Brasil?

A produção sustentável e artesanal tem um custo maior e demanda muito mais tempo do que a massificada. Em um cenário socioeconômico, onde temos mais de 13 milhões de brasileiros desempregados no Brasil, seria mentira dizer que a moda sustentável é democrática. Mas, existe uma crescente parcela dessa população que começa a compreender que é corresponsável por tudo que consome e que não quer ter o seu dinheiro financiando mão de obra infantil. Essa mesma parcela, se preocupa com as questões ambientais e está empenhada em diminuir os impactos de suas ações sobre a natureza. É aí que mora o nosso público! São pessoas conscientes, que prezam por um consumo consciente e design diferenciado. No nosso site, a partir de R$122,00 é possível montar um look completo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze + 2 =