Publicidade

Por Edis Lima

             @beminparis

O Palais Galliera, museu da moda de Paris, realiza exposições temáticas abordando décadas, grandes nomes do estilismo e figuras da moda, influências e evolução do vestuário. As exposições acontecem duas vezes por ano, quando o Galliera apresenta uma parte de suas inestimáveis e frágeis coleções que testemunham da genialidade criativa da moda do século XVIII aos dias de hoje.

Pela fragilidade de seus arquivos compostos de roupas masculinas e femininas e de acessórios como bolsas, sapatos, rendas, leques, xáles, sombrinhas, o Museu Galliera é aberto ao público unicamente durante as exposições temporárias.

Enquanto o Galliera permanece fechado para reforma até janeiro de 2020, parte de suas coleções serão exibidas a partir de 5 de julho, no Museu Bourdelle, antigo atelier do escultor Bourdelle, no coração do bairro de Montparnasse. A exposição “Back Side, dos à la mode”, literalmente traduzido como “Lado de trás, as costas na moda”, aborda a perspectiva da roupa, vista pelas costas, numa sociedade obcecada pela imagem do rosto. O tema, original e inusitado, levanta uma reflexão sobre a relação do corpo e a roupa, do ponto de vista social e psicológico.

A proposta da exposição é a de levar o visitante a uma reflexão sobre como vemos nosso corpo pelas costas e como enxergamos o outro. A exposição propõe um circuito temático em torno de mais de 100 silhuetas e de acessórios do século XVIII aos nossos dias. O percurso é completado com a exibição de trechos de filmes e de fotografias. Os modelos apresentados estabelecem um diálogo entre moda e a escultura de Bourdelle em perfeita harmonia com as criações do grande escultor francês.

Quando?

De 5 de julho a 17 de novembro de 2019
Exposição de moda “Back Side, dos à la mode”, MUSÉE BOURDELLE 18, rue Antoine-Bourdelle, Paris 15e
Tel : + 33 (0)1 49 54 73 73 Métro Montparnasse-Bienvenüe

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here