Por Ana Vaz

            @anavaz_imagem

Para estampar minhas roupas! É primavera e é claro que as flores estão entre as estampas da estação. Mas, nas roupas desta primavera e da próxima, elas serão destaques. As semana de moda internacionais acabaram de acontecer e a ideia da apreciação da natureza esteve por trás de muitos desfiles. Grandes marcas com estilo muito diferentes entre si apostaram no tema e nos recursos que ela carrega. De Marni a Dolce & Gabbana, todos nos trouxeram flores e folhas.

E não pense que floral é tudo igual. Não, não! Com formas e cores diferentes eles podem, sim, agradar vários estilos de mulheres e homens. Aliás, vamos já deixar registrado aqui! As flores ganham espaço nas coleções masculinas desta e da próxima primavera, e com um toque oriental, em cores suaves e num espaçamento maior, ou seja, numa estampa pouco aglomerada, elas pareceram lindas na coleção masculina da Louis Vuitton, criada por Virgil Abloh, desfilada em agosto. Nas coleções femininas, vale destacar alguns florais:

1- Floral com ares de ilustração botânica: um tipo de floral que vem ganhando destaque nas tatuagens, reinou absoluto no desfile de primavera/verão 2020 da Dior. Inspirada na irmã do estilista e em sua relação com a natureza, as flores da Dior são bem grandes e estão cobrindo peças em matérias naturais e até mais rústicos. Poucas cores, mas muito impacto.

2- Floral bicolor: ele aparece bastante na coleção da Kate Spade, e assume desenhos de folhagens também. Nesta coleção foram mostrados muitos florais, não só os bicolores, e vale destacar também as rendas com formatos florais. Vão das cores intensas aos tons pastel. Destaque também para as bolsas grandes com mix de estampas florais. Uma lindeza!

3- Floral tropical: ele tem estado em alta há várias estações e nesta coleção da Dolce & Gabbana apareceram mais uma vez. Aqui vale destacar as estampas com apenas folhagens, as que agregam flores e animais na própria estampa ou coordenadas em looks todo estampados. E vale destacar a maravilhosa estampa de antúrios. Uma coleção colorida e marcantes. Folhas e flores potentes! Aqui, a ideia do floral ingênuo nem aparece!

4- Floral artístico: a Marni trouxe florais com ares de pinceladas. Fortes em suas formas e também em suas cores. Aplicados a tecidos mais estruturados e por vezes vistos usados com xadrezes – combinação ousada mas que particularmente me agrada! Inspiração interessante para mulheres que não se veem usando os florais mais tradicionais, tampouco os típicos tropicais.

O que a moda nos mostrou foi uma conexão direta com a ideia de uma natureza forte, pungente e viçosa. A segunda indústria que mais polui no mundo, “só” precisa agora alinhar sua atuação às suas ideias. Está todo mundo de olho, e as marcas que trouxeram o tema natureza e não estão se proponho a nenhum tipo de olhar sustentável para seus produtos, foram duramente criticadas pela mídia especializada. Nem tudo são flores! E você querida, leitora, qual é o seu floral preferido?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 − 2 =