Como trocamos de roupa de acordo com a ocasião, a maquiagem também leva texturas e cores diferentes. Para os dias quentes de verão, por exemplo, as makes mais leves e naturais são o ideal. Porém, fazer algo mais simples não é tão fácil quanto parece, pois uma pincelada de pó a mais pode estragar o visual e conferir um aspecto pesado ao rosto.

Para evitar este problema e acertar na hora de fazer uma maquiagem mais básica, a maquiadora Denise Valença, do salão Lefil Beauty, apontou alguns truques para conquistar uma aparência mais leve. Confira:

– Customize sua base: Se você quiser que a base tenha um aspecto mais leve, uma boa dica é misturá-la com um pouquinho de hidratante antes de aplicar. Lembre-se de optar por um que seja próprio para sua pele.

– Cuidado com o corretivo: O corretivo é nosso salva-vidas quando se trata de uma noite mal dormida ou o surgimento de uma espinha. Mas cuidado para não exagerar, pois você pode acabar ficando com um aspecto ainda mais cansado e pesado. “Para evitar este problema uma boa técnica é olhar diretamente nos seus olhos enquanto aplica o corretivo e cobrir apenas aquelas imperfeições que você consegue enxerga com sua visão periférica”, recomenda a maquiadora.

– Não exagere no pó bronzeador: Nada como uma pele bronzeada, não é mesmo? Com este produto é preciso ter cuidado se você procura por algo natural. O ideal é aplicá-lo apenas na linha das bochechas com leves batidinhas.

– Retire o excesso de rímel: Grande parte dos rimeis tendem a ser superpesados, o que nem sempre é ruim. Para garantir naturalidade, utilize dois cotonetes com um pouco de demaquilante e pressione os cílios para remover o excesso do produto após seu uso.

– Utilize um pincel para disfarçar o blush: Para evitar as maçãs do rosto super marcadas, utilize um blush cremoso antes de aplicar a base ou aplique um em pó após a cobertura e passe levemente o pincel por cima.

– Suavize seu batom: Os batons mate ou foscos ainda são uma grande tendência, mas eles podem sobrecarregar sua maquiagem. Porém, não é preciso abandoná-los. “Para criar um acabamento mais suave aplique o batom de sua preferência e, em seguida, aplique um pouquinho de spray fixador por cima com a ajuda de um pincel”, finaliza Denise.