Por Raíssa Zogbi

raissa
        @raissazogbi

Nunca se ouviu tanto falar sobre sustentabilidade. No segmento da moda, o tema não é mais um diferencial. Ele vai (e deve!) selecionar as marcas sobreviventes a uma era em que o esgotamento de recursos e a poluição ambiental não saem mais de pauta. Afinal, quando se fala em indústria da moda, os números são alarmantes. Ela responde por cerca de 10% das emissões globais de gases-estufa (isso é mais do que a aviação e o transporte marítimo juntos, gente!). Sem falar que é o segundo setor da economia que mais consome água e um dos que mais polui os oceanos, já que libera 500 mil toneladas de microfibras sintéticas todos os anos.

Diante desse cenário, marcas com propósitos eco friendly ganham espaço. Por isso, resolvi trazer cinco delas para mostrar como é possível ser fashion e amiga da natureza. Vamos de green look?

1)Insecta

Dona de estampas brasileiríssimas, a Insecta vende calçados, bolsas e acessórios veganos e ecológicos. Sem abrir mão da estética, a marca utiliza materiais como garrafas PET recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora como matéria-prima para um novo produto. Em 2018, ela foi responsável por reciclar 6640,16 garrafas plásticas, 391,69 m² de roupas e tecidos e 2120,70kg de borracha.

2)Timirim Brasil

Mais do que vestir os pequenos, a marca busca um futuro melhor para eles. Dedicada a produzir roupas para recém-nascidos, a Timirim é sustentável do fio à embalagem. Com peças feitas a partir de algodão orgânico de fornecedores selecionados, a marca trabalha com peças sem gênero e o embrulho é de papel reciclado com sementes de manjericão para ser plantado depois de presentear!

3)Manui Brasil

A partir do slogan “Semear uma nova possibilidade”, a Manui é uma defensora do slow fashion e minimalista da cabeça aos pés. Ela produz peças versáteis, atemporais e únicas, estampadas manualmente com tingimento vegetal e uso de fibras naturais. Além disso, cada peça carrega a história do processo de produção ético e sustentável até o consumidor final.

4)Yes I am Jeans

Focada no conforto e na praticidade, a marca brasileira de jeans eco-friendly tem fábricas em São Paulo e Minas Gerais e utiliza o mínimo de produtos químicos, já que trabalha com uma cartela neutra de cores, que evita o uso de lavanderias para não agredir o meio ambiente. Defensora do slow fashion, produz peças atemporais para longa durabilidade.

5)Pantys

Com fibras naturais e anti-bactérias, as calcinhas e biquínis da Pantys foram pensados para a redução dos impactos causados pelos absorventes descartáveis. A marca patenteou uma tecnologia com camadas de tecido laváveis, reutilizáveis e de secagem rápida, que absorve todo tipo de líquido!