Sol, mar, piscina… Esse combo de férias queridinho das brasileiras pede cuidados redobrados aos cabelos claros. Além do ressecamento, o tom esverdeado pode aparecer com frequência nos tons loiros, sejam eles naturais ou não, e é essencial saber o que fazer com o cabelo verde.

De acordo com a educadora técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo, os fios ficam verde pela ação do sulfato de cobre, produto utilizado para deixar a água mais azul. Além disso, o cloro da piscina, sal do mar, exposição ao sol sem proteção térmica, produtos inadequados ou falta de cuidados essenciais também cooperam para o surgimento do tom.

A boa notícia é que fios verdes tem solução. O primeiro passo é tomar certos cuidados com os fios loiros durante as férias. Na última edição da Z, o expert em loiras Fredy Siqueira deu dicas de cuidados com o loiro no verão. Confira aqui.

No entanto, caso não tenha sido possível evitar o esverdeamento, é importante ouvir a opinião de um profissional cabeleireiro sobre as condições do seu fio, e qual seria a técnica mais adequada. Listamos algumas aqui:

Matizador

Os matizadores, ou o famoso shampoo roxo, são grandes aliados. Além de remover os pigmentos esverdeados, eles ajudam na manutenção do loiro ideal, além de dar brilho e hidratação.

Shampoozada

Uma das opções para os fios verdes é a receita da shampoozada. O único requisito para realizar o procedimento é que os fios não estejam fragilizados por processos químicos. “Caso o cabelo esteja saudável, pode ser realizada a famosa shampoozada, que é a mistura de pó descolorante + shampoo + oxidante 10 volume, todos  na mesma proporção, entretanto, o profissional também pode utilizar o Yamá DEKAPCOLOR, que removerá o “verde” sem danificar os fios”, comenta Marisa Russo.