Por Erika Paiva

@erikapaiva_consultoria

Aproveitando que estou em Paris, um dos lugares mais charmosos do mundo, resolvi escrever sobre o famoso “estilo francês” de se vestir! Pois bem, a capital francesa é conhecida como a cidade luz, capital da gastronomia e da moda, que surge como reflexo cultural, do lifestyle da região, entre outros tantos aspectos.

O estilo parisiense, portanto, pode ser entendido pelas frases: “Je ne sais quoi”, traduzindo, “eu não sei o que” e “Effortless Chic”, ou seja, “chic sem esforço”, é algo sutil que as parisienses possuem.

Sempre digo que a complexidade está na simplicidade das coisas e isso elas levam ao pé da letra. A mulher francesa é mais básica, ou melhor, a menos montada, porém é a que chama mais atenção pelos detalhes únicos.

Elas não gostam de desperdiçar o tempo se preocupando com roupa, por isso possuem um guarda-roupa inteligente, minimalista, com peças clássicas e atemporais, mas detalhadas e bem feitas! Em geral, preferem ter uma peça de boa qualidade, mesmo sendo um pouco mais cara, do que várias com qualidade inferior. Elas constroem um estilo em torno de peças singulares. Tendências são usadas pontualmente, e quando cabem a imagem dessa mulher. E você, gostaria de se vestir como uma parisiense? Separei sete dicas para facilitar a escolha das peças!

Paleta de cores

Como vivemos num país tropical, as cores mais vibrantes e alegres fazem parte da nossa cultura e no modo como nos vestimos. As francesas possuem uma cartela de cores, em tons mais neutros e suaves: preto, bege, azul marinho, branco e, claro, vermelho. Essas cores básicas combinam muito bem entre elas e facilitam a ideia do guarda-roupa inteligente.

Estilo próprio X tendência

Para as parisienses, o mais importante é seguir o seu estilo pessoal, e não as tendências. Lógico que elas seguem o calendário fashion e, se gostam de algo, usam de forma discreta.

Na medida, sem exageros

Elas buscam por uma imagem mais fluida e simples, por isso não exageram em maquiagens e acessórios, é quase um paradigma: “desalinhada alinhada”!

Estampa

Não estão muito presentes nos looks das francesas, ainda assim a listra é eleita como queridinha da mulher francesa, ainda mais se estiver na combinação: branco/azul marinho ou vermelho/branco!

Conforto X Elegância

Quando você está em Paris, é bem comum presenciar a seguinte cena: uma mulher elegante passa andando de bicicleta com uma sapatilha. Ela para de pedalar, estaciona a bicicleta e tira da ecobag um scarpin, troca o sapato e entra no prédio. Elas não abrem mão de um bom salto alto, mas como em tudo, o equilibro é essencial.

Qualidade

As francesas prezam a qualidade dos produtos e não necessariamente se prendem a marcas, pelo contrário, adoram descobrir novos designers e se, por exemplo, tem uma bolsa de marca, dão preferência a algo discreto, sem logos!

Obs: para quem já foi ou ainda vai a Paris, repare nas grandes maisons sempre lotadas, mas de turistas, dificilmente você encontra parisienses comprando.

Guarda-roupa

No guarda-roupa as principais peças são: camisa, camiseta, blazer, cardigan, jaqueta de couro, alfaiataria, calça jeans de corte reto, trench coat e suéteres.

Quer saber mais sobre o estilo e o lifestyle da parisiense? Vou deixar a dica de dois livros super legais sobre o tema:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =