A época mais mágica do ano se aproxima, e com ela as deliciosas receitas que recheiam a mesa de Natal, como os panetones. Porém, quando se trata de saúde, é importante tomar cuidado com as quantidades e frequências. De acordo com a nutricionista Karla Maciel, a versão convencional do panetone é rica em açúcar, farinha e gordura, e pode comprometer o peso ou causar desconfortos intestinais. Para não abrir mão do saudável e ainda consumir a deliciosa receita natalina, a médica indica substituições saudáveis dos ingredientes, que mantém a textura do panetone sem abandonar as fibras, vitaminas, minerais e carboidratos de qualidade que fazem bem para o corpo. Confira!

Panetone nutritivo

Ingredientes
Pré – fermentação
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
½ xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de açúcar de coco
1 xícara (chá) de farinha de arroz

Massa
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo de coco
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de essência de panetone
½ xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 colher (chá) de CMC ou goma xantana
¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
½ colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de chocolate amargo 70% picado
1 xícara (chá) de uva-passa
1 xícara (chá) de oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes)

Modo de preparo

Pré-fermentação
Dissolva o fermento no suco de laranja, acrescente o açúcar de coco e ¾ de xícara de farinha de arroz. Deixe descansar por 1 hora e reserve.

Massa
Bata os ovos em uma batedeira até esbranquiçarem, adicione o óleo de coco, o vinagre e a essência de panetone e, em seguida, os ingredientes secos (farinha de aveia, polvilho doce, CMC ou goma xantana, açúcar mascavo e sal) peneirados, juntamente com a massa pós-fermentação.
Incorpore o chocolate (cacau 70%), as uvas-passas e as oleaginosas à massa e acomode a mistura em formas de mini panetone, cobrindo até a metade e deixando-as descansar por 10 minutos.
Coloque os panetones  em uma assadeira e asse-os a 180˚C por 30 minutos, em média.
Por fim, decore como preferir!

Para os adeptos aos exercícios físicos, a Dra. Karla ainda recomenda a receita como um pré-treino, já que é ótima fonte de energia. “Não exagere nas quantidades, sempre mantenha o equilíbrio nutricional!”, relembra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − sete =