Edis Lima fala sobre japonismos na frança
               @beminparis

Por Edis Lima

A Escola de introdução à alta joalheria da Van Cleef (Ecole des Arts Joailliers) apresenta a exposição “Paradis d’Oiseaux”, tίtulo literalmente traduzido como Paraίso dos Pássaros. A exposição reúne uma seleção de broches excepcionais de duas coleções privadas e de fundos patrimoniais da Maison Van Cleef & Arpels. Os broches selecionados traduzem o desenvolvimento do gosto pela representação do pássaro na joalheria, criatura delicada, vivaz e pura, que faz a ligação entre o céu e a terra.

A multiplicação dos pássaros na joalheria a partir do século XIX retrata o gosto pelo naturalismo que invade a decoração de interiores na época. Nas coleções com o tema naturalia constituίdas por amantes da histόria natural estão presentes algumas montagens artίsticas integrando espécies naturalizadas chamadas paradis d’oiseaux (paraίso dos pássaros).

Com o gosto pelo romantismo, por viagens e a curiosidade despertada por ilustrações de aves, a criação joalheira desenvolve um olhar cada vez mais apurado pela diversidade, a morfologia e o comportamento dos pássaros e, ousa audácias estilίsticas e técnicas para representar o pássaro em toda sua essência e beleza.

A exposição apresenta broches de pássaros emblemáticos, criados notadamente pelas joalherias Baugrand, Cartier, Mauboussin, Mellerio, Reouvenat, Sterlé e Van Cleef & Arpels. As joias serão apresentadas ao lado de obras de prestigiosas coleções públicas representando o pássaro em ambiente terrestre, sobre galhos e voando, interpretado na pintura, no desenho, na gravura ou ainda na porcelana.

As peças selecionadas oferecerão ao visitante uma mostra dedicada ao trabalho do artista à serviço da representação do corpo, da plumagem ou do movimento do pássaro, entre naturalismo e estilização, entre fidelidade à natureza e audácia formal, entre realismo e sίmbolo.

Serviço
Exposição Paradis d’Oiseaux
Quando: De 15 de maio a 13 de julho de 2019 (de segunda a sábado, das 12h às 19h)
Onde: Na École des Arts Joialliers, 31, rue Danielle Casanova, 75001 Paris
Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 3 =