Publicidade

Com 100% de aprovação por parte das 20 alunas que fizeram parte da primeira turma da Extensão de Fashion Branding da PUC-Campinas em parceria com a Z Magazine, o curso representa a abertura para um novo ramo de estudos no segmento da moda. Foram 14 horas de conteúdo em forma de atividades em grupo, dinâmicas, visitas técnicas e uma palestra exclusiva para as alunas da Levi’s, que associaram o know-how de uma revista de moda com o embasamento acadêmico de uma das principais universidades da América Latina.

Conteúdo

Ministrado pela jornalista pós-graduada em Estética e Gestão de Moda pela USP e com especialização em Fashion Business & Branding pelo Istituto Marangoni, Andréia Meneguete, o curso trouxe como principais tópicos branding, posicionamento de marca, criação de identidade, identificação de um público-alvo, análise de concorrentes e tendências de mercado, além da análise de cases de sucesso.

“Qual é o seu diferencial?”. Essa foi uma das perguntas que Andreia lançou para completar sua explicação recheada de exemplos sobre o que é, como identificar e aplicar o Branding.

Após muitos debates e esclarecimento de dúvidas, as alunas se reuniram em grupos para uma atividade que consistia em estudar o posicionamento real de duas marcas distintas e montar o moodboard (mural de inspirações que traz pontos de destaque) que as define.

Lunch Time

Em um formato que permitiu a troca de ideias e interação, a PUC-Campinas forneceu um espaço descontraído para o intervalo de almoço das alunas. O Buffet Santa Maria foi o responsável por oferecer a refeição e a Lecodê presenteou cada participante com docinhos para completar e adoçar a tarde.

lunch time

Gift bag

As alunas levaram para casa uma bag recheada com produtos de marcas parceiras, dentre elas: Vult, Biozenthi, Pharmapele, Buona Vita, Outback, Ouvi Biju, A Frutaria São Paulo, La Femme Nail Bar, Epulse Studio, Lecodê e artista Sandro Del Pires. Veja os produtos que estavam na bag:

Levi’s talk

No segundo dia, as meninas foram recebidas pela Diretora de Marketing da Levi’s Brasil, Marina Kadooka, no auditório da Livraria Cultura, localizada no Shopping Iguatemi.

Marina exemplificou com vídeos institucionais os pilares que sustentam a marca – originalidade, autenticidade, coragem e empatia – e ainda deu prévias sobre as tecnologias que estão sendo lançadas, como o uso de laser para automação do processo de acabamento dos jeans que reduz o desperdício, os custos e facilita o processo de design.

z magazine
Alunas receberam presente da loja Levi’s (Foto: Mariana Arruda)

Ao final da palestra, o grupo pôde compreender da melhor forma o conteúdo dado em aula por meio da história de 166 anos de uma marca que se mantém presente e posicionada no mercado.

Estudo de campo

O estudo de campo foi iniciado na loja da marca em questão: Levi’s. Divididas em grupos, as alunas fizeram uma rota de lojas concorrentes entre si para análise de vitrines, atendimento, coleções e ambiente, pontos de contato que devem conversar com o posicionamento de cada marca.

Importância

Na intenção de estender o olhar da moda para o ramo de negócios e entendê-la como algo que define comportamento, história, economia, comunicação e mercado, a PUC-Campinas se uniu à Z Magazine e abriu suas portas para quebrar o tabu da definição de moda como algo superficial e elitizado.

Feedback

Depoimentos

“Estreamos com o Fashion Branding uma série de cursos de extensão na PUC-Campinas dedicados ao segmento da moda com foco tanto em business e mercado, quanto para consumo consciente, valor de marca, importância de ações em marketing, relações públicas e jornalismo. Além do prestígio de estarmos associadas a uma das maiores instituições de ensino universitário na América Latina, o que nos move é o desejo reunido por essa diretoria de comunicação em dar velocidade e atualização para que os jovens possam viver experiências através de uma renovação no formato dos cursos. Esta primeira turma foi inspiradora e confirmou que estamos no caminho certo, aguardem a sequência!”
– Cristiane Gracioli, Diretora da Gracioli Comunicação e editora da Z Magazine.

andreia

“Um dia daqueles que enche a alma de amor. Um daqueles dias que a gente lembra o porquê de cada passo da jornada. Um dia para agradecer cada pessoa especial que entra na nossa vida. Curso de Fashion Branding na PUC-Campinas, que começou com uma turma de 20 alunas incríveis e cheias de sede por conhecimento.”
– Andréia Meneguete.

raissa

 

“Entramos para a história da PUC-Campinas! Abrimos as portas para estudar, entender e discutir moda. Moda muito além do look do dia. Moda como mercado, economia, história, cultura, sociedade. Moda muito além do conceito fútil e superficial que deram a ela. Feliz, realizada, honrada!”
– Raíssa Zogbi, coordenadora da Z Magazine e dos cursos de moda.

mariana

 

 

“É sempre inspirador saber que estamos criando jovens melhores.”
– Marina Kadooka, Diretora de Marketing da Levi’s Brasil

 

“A realização deste curso, fruto da parceria com a Gracioli, é um marco importante para nossa universidade, pois ele se configura como o primeiro passo da PUC-Campinas no campo que articula moda e comunicação. A resposta foi muito positiva, o que nos anima a prosseguir com novos projetos nessa área.” – Prof. Me. Lindolfo Alexandre de Souza, Diretor do Centro de Linguagem e Comunicação

claudia

 

“As alunas estão extremamente satisfeitas e querendo mais.”
– Cláudia Maria de Cillo, Diretora Adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas

 

marla

 

“Poder falar de moda como algo autêntico, de todos para todos. Moda como liberdade e não como padrão. E ainda conhecer mulheres tão interessantes! Quantas histórias! Que time!”
– Marla Santos, aluna.

Fashion Branding

Confira o vídeo com os melhores momentos do curso:

PUC-Campinas + Z Magazine

Aguarde os próximos Cursos!

ANUNCIO

 

Publicidade

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here