Por Cristiane Gracioli

                   @crisgracioli

Desembarcar em Lisboa é uma das sensações mais gostosas para quem adora Portugal. A cidade vibra numa frequência internacional, tem uma luz intensa e o céu numa tonalidade de azul muito parecido com o de Campinas, por sinal. Mas, o que encanta é o que se pode conhecer e desfrutar em pequenas distancias a partir dessa capital. Portugal é um país pequeno, com extensão territorial semelhante ao estado de São Paulo, e com uma diversidade cultural excepcional. Ao alugar um carro e colocar o “pé na estrada” em uma road trip em Portugal, você pode, em um mesmo dia, entrar num castelo de mil anos, se emocionar diante de um mosaico português, banhar-se numa praia paradisíaca e, ainda, visitar uma tasca típica para pedir um bom bacalhau da casa acompanhado de um vinho nacional. Vamos lá!

O roteiro foi programado para ser curtido em 10 dias. As cidades são pequenas com hospedagens simples e indicadas para se viver o país. Recomendo que se pesquise sobre as localidades antes de visitá-las, pois estarão diante de patrimônios históricos e joias da história europeia.

1)Lisboa: a ideia é desfrutar dos pontos turísticos amplamente divulgados, visitar seus mirantes e provar a gastronomia tradicional e contemporânea. Restaurantes internacionais como o JncQuoi, Bairro do Avilez e o SEEN completam o roteiro.

Dica: assista ao pôr-do-sol em um passeio de barco pelo rio Tejo pelo site do Get Your Guide.

2)Estoril: Pequena e charmosa, em frente ao mar, a cidade conta com um famoso cassino que, entre a programação de jogos, também traz espetáculos, festivais e exposições.

Praia do Tamariz

3)Cascais: o endereço mais cobiçado de Portugal, e também um dos mais caros, esta à beira do Atlântico e tem ares de riviera francesa. Oferece restaurantes charmosos e delicados, hospedagens sofisticadas e uma marina que encanta os apaixonados pela náutica.

4)Mafra: a cidade é muito bonita, mas é o Palácio Nacional de Mafra o motivo da visita. Trata-se de um complexo com convento, basílica e palácio. Mobiliários preservados e a biblioteca real com mais de 30mil volumes como o ponto alto da visita.

5)Peniche: a cidade pesqueira  tem a pouco mais de 5 milhas de distância o arquipélago das Berlengas, composto pelas ilhas Berlenga, Estelas e Farilhões, uma Reserva Natural da Biosfera da UNESCO desde 2011. A dica é escolher uma empresa para te ajudar a explorar as maravilhas.

Berlengas - Peniche

6)Óbidos: a cidade medieval mais famosa do país vale mais do que uma visita: hospede-se e tenha o privilégio de jantar e ficar na cidade um dia inteiro, além de andar por suas ruas pequeninas a noite.Obidos

7)Caldas da rainha: O famoso Parque D. João V é um daqueles jardins que nos convidam à contemplação. Antes uma zona de recuperação acoplada ao hospital, hoje um ambiente com alamedas, um lago, restaurante, Museu José Malhoa e a Rota Bordalliana, que merece destaque cultural.

8)Nazaré: a famosa onda gigante se mantém na lista de desejos para conhecer em Portugal e a dica é seguir o Instagram oficial do município.

9)Alcobaça: a atração principal é o Mosteiro, Patrimônio famoso por guardar os restos mortais de D. Pedro e Inês de Castro, a grande historia de amor portuguesa.

Mosteiro de Alcobaça

10)Batalha: A pequena e pacata cidade foi palco da Batalha de Aljubarrota em 1385, a qual assegurou a independência portuguesa dos castelhanos e, em celebração a essa vitória, o Rei João construiu o Mosteiro da Batalha, uma obra arquitetônica ímpar.

11) Fátima: Conhecer o santuário e também entender a fé portuguesa. Um lugar preenchido com a mais pura energia do amor.

12) Tomar: Convento de Cristo e Castelo Templários se tornaram, em 1983, “Património da Humanidade” pela UNESCO. É história pura, saiba tudo antes de conhecê-lo para aproveitar melhor.

13) Arruda dos Vinhos: Nessa pequena vila se encontra um dos restaurantes mais importantes de Portugal: o FUSO. É um endereço gastronômico que o turista só conhece apenas por indicação de um local.

Vale a parada:

Azenha do mar: o famoso restaurante em frente ao mar proporciona um dos melhores ângulos da pequena vila.

Praia do Guincho: uma das mais famosas praias portuguesas, onde o visitante pode apreciar o surf e até se hospedar nu dos mais luxuosos hotéis da região.

Emergência? O 112 é o número de telefone gratuito de emergência único europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here