Romantismo é a palavra da vez! A Semana de Moda de Noivas Primavera 2020 trouxe releituras do universo branco para cruzar a passarela e arrancar suspiros das mais delicadas. Dentre os estilos clássico, minimalista e boho, alguns ornamentos se destacaram e trouxeram para a temporada todo o mood conto de fadas que envolve a ocasião. Para comentar sobre os highlights, a Z conversou com a estilista Patrícia Nascimento, reconhecida por levar a alta moda do Brasil para o exterior com elegância e modelagem de ponta. Confira:

  1. Tomara que caia

O decote clássico que nasceu nos anos 40 retorna aos vestidos para deixar o colo à mostra e focar a atenção em saias expressivas e acessórios marcantes. De acordo com Patricia, o tomara que caia mantém a tradição e vem ao encontro dos novos comportamentos de cuidado com o corpo e a pele.

Viktor and Rolf, Carolina Herrera, Patricia Nascimento
  1. Decote coração

Em equilíbrio com o tomara que caia, o decote coração põe o romance da peça em vigor. “Esse modelo é sempre um clássico entre as noivas, porque ele permite balancear o decote e os ombros a mostra ao romantismo, a grande tendência da temporada” afirma a estilista.

Zuhair Murad, Oscar De La Renta, Viktor and Rolf
  1. Mangas de renda

A renda e o tule definiram as mangas da temporada com  ainda mais delicadeza ao branco. Porém, Patricia alerta: “Deve-se ter cuidado, porque estamos em um clima tropical onde temos que trabalhar com mangas mais leves, que deem conforto. A beleza está em se sentir bem dentro do vestido, principalmente em um dia de grandes emoções”.

Monique Lhuillier, Carolina Herrera, Lela Rose
  1. Detalhes nas costas

Entre decotes, babados e aplicações, os detalhes também vieram para trás, equilibrados com uma face clean e minimalista. “No meu trabalho eu penso muito no resultado: o impacto na chegada da noiva e a surpresa ao virar-se, sempre! Isso chama atenção e emociona”, relata a estilista.

Carolina Herrera, Patricia Nascimento, Monique Lhuillier
  1. Aplicações

Com borboletas, glitter e muitas flores, as aplicações vieram para garantir o relevo e brincar com as texturas do branco clássico. “O efeito 3D das flores é super bem-vindo para trabalhar luz e sombra na peça, o que pode contribuir, e muito, no resultado da silhueta” aponta Patricia.

Zuhair Murad, Oscar De La Renta, Patricia Nascimento
  1. Lisos e retos

Em contrapartida à riqueza de detalhes que resumiu a estação, o minimalismo se manifestou em vestidos lisos que dão aos tecidos o papel de protagonista da peça. A designer lembra que eles demandam uma modelagem perfeita. “Para as noivas que optam por tecidos lisos e estruturas mais limpas, é preciso sempre ter muita atenção na moulage. Uma peça lisa pode expressar muita coisa” finaliza.

Carolina Herrera, Cushine, Danielle Frankel