Roupas digitais e consultoria de imagem

Como esses profissionais poderão atuar em um novo cenário da moda diante das novas tendências de roupas digitais

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THE FABRICANT DRESS/ Imagem: Divulgação

*Por Raquel Guimarães

Você já imaginou comprar uma roupa que só existe em ambiente virtual? Um tênis que só aparece quando você direciona a câmera do seu celular nas redes sociais? Recentemente, o mundo assistiu uma explosão dos NFTs (Tokens não fungíveis), um tipo especial de ativos que representam algo totalmente digital ou virtual. Ou seja, um leque de possibilidade para o cliente ser dono de um produto que é exclusivamente virtual.

tenis virtuais gucci
Tênis Virtual Gucci/ Imagem: Divulgação
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Jogo Louis Vuitton / Imagem: Divulgação

Essa tendência, que a primeira vista pode assustar e parecer surrealista, ganhou ainda mais força em 2020, com o cenário de pandemia, e os criptocolecionáveis já apostam nesse gigante dentro da indústria fashion. Sim! Com o distanciamento social imposto pela pandemia, a internet cada vez mais presente e o impacto ambiental em pauta, as roupas digitais chegam como alternativa de movimentação importante e que já prevê a moda do futuro.

Carlings Digital Collection
Carlings Digital Collection / Imagem: Divulgação

Em 2019, durante um leilão, um vestido 100% digital foi vendido por US$9.500 (dólares). Decorrente deste novo fenômeno, surgiram marketplaces voltados para a venda de peças de roupa e acessórios digitais/virtuais que podem ser vestidas em jogos online como o “Second Life”. A Nike e a Gucci, por exemplo, já́ entraram no jogo e lançaram as próprias peças de roupa digitais por preços simbólicos como um tênis assinado pela Maison por US$12 (dólares). Além de trazer um propósito mais sustentável, esses novos produtos podem democratizar a moda e deixar itens de grandes marcas de luxo mais acessíveis.

A integração de marcas com o mundo dos jogos tem sido estreitada, e os japoneses já́ querem se vestir virtualmente de marcas nos seus avatares durante jogos online e afins. Esse pode ser um mercado para os Consultores de Imagem e Personal Shoppers, por exemplo.

THE FABRICANT DRESS
THE FABRICANT DRESS / Imagem: Divulgação
THE FABRICANT DRESS.2
THE FABRICANT DRESS/ Imagem: Divulgação

Como? Futuramente existirão clientes neste universo digital que vão querer o apoio desses profissionais para auxiliar nas compras de produtos virtuais das grandes marcas e ter consultoria para caracterizar seus avatares online com um propósito.

Você está preparado para o futuro? Ele está mais próximo do que podemos imaginar.