O Carnaval acabou e é hora de voltar para a rotina. Mas, você tem hábito de tratar a pele após fazer exercícios físicos? Isso pode prevenir o aparecimento de problemas cutâneos e doenças. É o que explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Após o treino, é fundamental higienizar, tonificar, hidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele. Isso ajudará a remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, reestabelecer o pH e auxiliar na recuperação e fotoproteção do tecido cutâneo, auxiliando assim na manutenção da saúde de sua pele”, ressalta.

De acordo com ela, é importante, também, remover a roupa suada o mais breve possível, para permitir que a pele respire adequadamente e prevenir o entupimento dos poros e o aparecimento de foliculite, e evitar tomar banhos muito quentes e demorados, pois o hábito resseca a pele.

 

Você fica vermelha depois de treinar?

“Caso você sofra com irritação e vermelhidão da pele causada pelos exercícios físicos, uma boa dica também é lavar o rosto com água fria de duas a três vezes para acalmar a pele e fazer com que volte a coloração natural”, diz a médica. É interessante também procurar produtos que contenham ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação, já que esses ingredientes relaxam o tecido e combatem irritações.

 

Com o que devo limpar a pele depois do treino?

De acordo com a dermatologista, a limpeza da pele após o exercício deve ser realizada com substâncias micelares ou sabonetes próprios para o seu tipo de pele. “Depois da limpeza, o ideal é utilizar um tônico adstringente para ajudar a reequilibrar o pH da pele alterado pelo suor. Em seguida, deve-se aplicar um cosmético hidratante para auxiliar na recuperação do tecido”, lembra. A escolha do hidratante também deve respeitar o tipo de pele de cada um, sendo mais fluído e suave para peles oleosas ou um pouco mais pesado para pessoas de pele seca.

“Por fim, um fotoprotetor com fator mínimo de FPS 30 deve ser aplicado caso você vá se expor ao sol para proteger sua pele contra os raios ultravioletas que causam câncer e envelhecimento precoce”, recomenda a médica.

 

Ativos

“No caso das atividades mais pesadas, que geram mais radicais livres, o ideal é usar ativos antioxidantes na hora da hidratação, para evitar o enfraquecimento das proteínas de sustentação da pele. Então, podemos utilizar ativos como Vitamina C, Alistin, Arct-Alg, Hyaxel e ácido hialurônico com o objetivo de hidratar a pele e reparar o tecido”, diz a médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 + três =