Por Bia Frata

fotobia-300x287
                   @biafrata

As botas em geral são os calçados protagonistas de todo inverno. A cada ano novos modelos vão surgindo e alguns outros são resgatados do passado e ganham novas releituras. Entre indas e vindas intermitentes, as controversas Slouch Boots retornam em versões modernas e discretas.

O termo em inglês Slouch refere-se a desleixo ou algo que é mole, o que a primeira visa pode parecer estranho quando falamos de calçados. Mas esse nome deve-se ao estilo da bota, que é feita de materiais mais maleáveis e possui o cano mais largo.

Desde que cruzaram a passarela do inverno passado da Saint Laurent, em versões de couro liso ou decoradas com cristais, a bota enrugada, virou o modelo de bota da vez e surgiram nas coleções de diversas grifes mundo agora, inclusive nas brasileiras.

Na marca francesa, o acessório apareceu combinado a vestidos de microcomprimentos, mas também fica ótimo em produções mais comportadas. Os modelos decididamente statement, usados por  Céline Dion e Jennifer Lopez, Off-White e Versace respectivamente, ou de Rihanna, que trouxe de volta as botas Ugg com o modelo over the knee da Y-Project, se mostram cada vez mais versátil.  Já, o modelo Anna, de Alexandre Birman, é sucesso nacional.

Y Project Fall 2018/ Editorial W Magazine com botas Isabel Marant/ Saint Laurent Fall 2017

Dessa vez, no entanto, a bota cowboy aparece reeditada, parecendo mais adequada ao closet de uma it-girl. Os bicos mais triangulares e salto cubano, características chave do sapato, aparecem em edições mais modernas como o híbrido de mule e bota Saint Laurent ou coberta em glitter na versão de Raf Simons para Calvin Klein.

As opções são abundantes. As versões Prada ou Aquazzura combinam com tudo, desde jeans a maxi saias, ou até a versão longa de Gianvito Rossi sobre calças slim fit.

Mas, se você ainda não está convencido pelo retrocesso retro, faça como as sempre chiques Giorgia Tordini e Pernille Teisbaek, suas musas moderna.

Adaptá-las para o dia a dia e trazê-las para um guarda-roupa urbano pode não parecer tarefa fácil.

Street Style

A dica da vez? As versões de cano curto e com pespontos e detalhes mais discretos são a opção mais segura. Já os modelos de cano mais alto ou mais chamativos, com detalhes e aplicações, requerem um pouco mais de equilíbrio e pedem pecas mais sóbrias e tecidos nobres. Misturar o look prático e moderno da mulher urbana com a  bota western da um toque que toda it girl ama. E dessa vez, quanto mais desleixadas, mais cool ficam.

PUT YOUR BOOTS ON!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − 11 =