
Por Gonca Kaya
Sem dúvida um dos monumentos mais visitados de toda Turquia é o Palácio Topkapi, em Istambul. A sua fama deve-se as salas que, infelizmente, estão sendo restauradas, mas que estarão prontas quando você vier para cá. Conhecidas como as salas do tesouro, elas abrigam duas peças muito famosas: um diamante de 86 quilates e um punhal com esmeraldas gigantes.
Ambas as peças são exemplos exclusivos de alta joalheria, apesar de que estamos falando dos séculos 15 e 16, momentos medievais, que ainda não existia o termo “alta joalheria” no vocabulário das pessoas.
Além dessas, outras joias lindas e únicas se encontram nas salas do tesouro. No total, o palácio possui um acervo enorme, que conta até com um berço de ouro. Estamos falando de 700 mil metros quadrados e quatro pátios. Enorme, né?

O palácio foi construído pelo Sultão Mehmet II, logo depois de ter conquistado Constantinopla, região conhecida como Istambul, em 1453. Sabemos que o Topkapi foi inaugurado em 1456 e foi a sede do Império Otomano durante 400 anos. Porém, em 1856, o governo mudou para o Palácio Dolmabahçe, que possui um estilo totalmente diferente.
As recém-restauradas cozinhas do Palácio Topkapi são outra área na qual você deve passar entre trinta e quarenta minutos. Vale muito a pena ver a coleção de porcelana chinesa, que é a terceira maior do mundo, e pensar que nessa área grande os chefes cozinhavam para quase cinco mil pessoas por dia. Além disso, as colheres e tigelas incrustadas com brilhantes e rubis tiram o folego de qualquer um. Muito luxo!
Uma pequena parte dos 700 mil metros quadrados do palácioA verdade é que da para escrever muito mais sobre esse palácio. Ainda nem falei do famoso Harém, área onde as mulheres moravam, e nem das salas das Sagradas Relíquias. Porém, vou acabar esse texto com um lembrete: não se esqueça de ir até o último pátio, conhecido como o quarto pátio. Lá, é possível ver um terraço com uma paisagem muito linda para o Bósforo e para o lado asiático de Istambul. Aproveite para tirar fotos e contemplar a paisagem. Isso é imperdível!