100 anos Coco Chanel: ensinamentos atemporais da lendária estilista

Consultora de moda destaca 5 ensinamentos da estilista para serem incorporadas no dia a dia

0
352
Foto: reprodução Pinterest
Foto: reprodução Pinterest

Neste sábado (19) celebramos o centenário de Gabrielle Chanel, icônica estilista que transformou o mundo da moda ao redefinir a imagem feminina. Ela enxergava a mulher como uma figura independente, repleta de desejos e possibilidades de reinvenção por meio das roupas. No contexto dos 140 anos de Chanel, a consultora de imagem Camile Stefano relembra, junto com a Z, cinco frases icônicas de Coco Chanel que podem ser incorporadas em nossa vida.

A melhor cor do mundo é aquela que combina com você.”
Coco Chanel, apesar de ser conhecida pelo uso de tons básicos, sempre foi uma defensora das cores. Ela entendia que a chave para a harmonia cromática reside no conhecimento de si mesmo, muito mais poderoso do que seguir os tons da moda. “A compreensão de nossa própria paleta é uma auto-reflexão profunda que ressalta o melhor de cada mulher”, explica Camile Stefano.

A moda tem dois propósitos: conforto e amor, a beleza vem do encontro deles.
Quando fazemos a escolha das roupas que desejamos comprar ou vestir, é necessário lançar um olhar para a busca do bem-estar. Para a especialista, “a verdadeira satisfação se concretiza por meio da manifestação cotidiana de nossa identidade única. Nesse contexto, as peças que nos trazem conforto e autenticidade acabam nos fazendo sentir lindas”.

A simplicidade é a chave da elegância.”
A percepção profunda de que a simplicidade é a essência de uma mulher bem vestida é um dos pilares do estilo de Coco Chanel. O entendimento de que peças básicas e bem escolhidas são suficientes para comunicar sofisticação é um princípio valioso. “A qualidade e a longevidade das roupas, aliadas a uma abordagem sustentável, também contribuem para nos sentirmos chiques”, complementa a consultora.

Você pode estar linda com 30, charmosa com 40 e irresistível para o resto da vida.”
Coco Chanel é lembrada como uma mulher pioneira pela elegância duradoura que atravessa as diversas etapas da vida. O estilo pregado por ela e pela grife Chanel ressalta que a moda não é uma manifestação apenas da juventude, mas sim um processo contínuo de aprendizado e autodescoberta. “A mensagem é clara: mulheres mais maduras também podem encontrar e expressar seu estilo pessoal, comunicando-se de forma autêntica e inspiradora”, analisa Camile.

“A beleza começa no momento em que você decide ser você mesma.”
Ao observar a trajetória de Coco Chanel, fica evidente que sua ousadia em desafiar as convenções tradicionais permitiu que ela se projetasse como um ícone para toda a história. Suas criações reforçam a ideia de que a verdadeira beleza emerge quando uma mulher escolhe ser ela mesma, priorizando sua identidade acima das tendências passageiras. “Neste marco do centenário de Coco Chanel, as palavras e filosofia de trabalho da lendária estilista permanecem mais relevantes do que nunca. Elas nos convidam a explorar a moda como um meio de autodescoberta, empoderamento e expressão pessoal”, ressalta.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!