Publicidade

Sabe aquele vestido de festa que você deixa no armário para o caso de usá-lo novamente algum dia? Então, saiba que isso só será possível se ele estiver bem cuidado. A especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, dá cinco dicas sobre como cuidar e armazenar de forma correta as peças que precisam de cuidados específicos. Acompanhe!

1) Em caso de manchas, para evitar danos futuros, é importante remover imediatamente o excesso do produto no vestido com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Não utilize receitas caseiras, o ideal é enviar para uma lavanderia especializada para que eles possam fazer o processo de retirada de mancha com as técnicas e produtos adequados.

  • Como tirar manchas antigas de suor e desodorante?

Depende do tipo do tecido do vestido. Se for um vestido feito em seda, por exemplo, ele não pode ser lavado na água quente, somente com detergente neutro. Alguns tecidos permitem que se aplique uma pequena quantidade de solução dissolvida em água quente para remover as manchas. Atenção: nunca guarde a peça sem removê-las!

2) O vestido pode ser passado, mas deve haver um cuidado muito grande em relação ao tipo de tecido. Atente-se à temperatura do ferro, que não pode ser muito alta, pois pode danificar a peça.

3) Ao armazenar o vestido no armário, evite a claridade da iluminação artificial. Se a luz bater diretamente na peça ela pode descolori-la e deixá-la amarelada.

4) Se o vestido estiver mofado, o ideal é lavá-lo com cuidado usando produtos específicos. Os produtos neutros são os mais indicados, porém, é necessário levar em conta o tipo de tecido e as fibras mais delicadas. É importante que ele seja armazenado sempre limpo e recomenda-se que, a cada três meses, a peça seja colocada no sol para arejar.

5) Para tirar o cheiro, você pode colocar os capturadores de odor que são vendidos em mercados tradicionais. Lembre-se de, ao colocar a peça para tomar sol, não deixá-la o dia inteiro do lado de fora, pois isso pode danificá-la.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 + três =