5 sinais de que sua pele está envelhecendo

Perceber os alertas contribui para frear o envelhecimento precoce

0
93
5 sinais de que sua pele está envelhecendo
Publicidade

Quando você tem 40, é normal que comece a perceber as primeiras rugas; mas, antes mesmo dos 30, existem alguns sinais não tão claros e evidentes de que o tecido cutâneo está em um processo acelerado de envelhecimento. E é necessário estar atento a eles, porque apesar de sutis, eles sinalizam que você pode mudar hábitos, mudar a rotina skincare, inserir cápsulas para potencializar alguns efeitos e visitar um dermatologista para começar a pensar em tratamentos preventivos. Quanto antes você notar, com ajuda do médico especialista, melhor será sua aparência e o trabalho de preservação da saúde da pele. Fique atento a esses 5 sinais que demonstram que sua pele precisa de uma atenção especial:

1 – Manchas de sol — As hiperpigmentações solares são um importante sinal de alerta dos danos cumulativos solares intensos até os primeiros 20 a 25 anos de vida, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “Após os 25 anos em média, temos a primeira perda no metabolismo de regeneração e começamos a ter deficiência em produzir espontaneamente os antirradicais livres e antiglicantes que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo”, explica.

2 – Rugas ao longo das bochechas — As pessoas desenvolvem rugas com os movimentos e expressões, mas se as linhas finas e rugas aparecem no meio das bochechas, nos vinte ou trinta anos, é hora de se preocupar. “Ao longo do tempo, as repetidas divisões celulares geram alteração da função das células, mas isso é agravado pelos hábitos como exposição solar, tabagismo, privação de sono e poluição. O resultado é a função celular prejudicada e, no caso da pele, menor produção de proteínas como colágeno e elastina e danos à barreira protetora da pele”, explica a dermatologista Dra. Kédima Nassif.

3 – Pescoço irritável e flácido — O pescoço é uma região cuja pele é muito fina, praticamente sem glândulas sebáceas, com espessura próxima a dois milímetros, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural pela própria dinâmica da região. “O fotodano provoca, então, envelhecimento precoce e influencia também na função de barreira, deixando a pele facilmente irritável e mais flácida”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal. Não esqueça da prevenção: “Pescoço e colo podem e devem receber o mesmo hidratante e protetor da face”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff.

4 – Sua pele está mais sensível que o habitual — A pele é parte de um sistema que precisa estar em equilíbrio, então, se o paciente está em desordens alimentares, em privação ou carência nutricional, ou fazendo uso de medicamentos de controle de colesterol (quando essas concentrações são altas), a pele que já tem tendência a ser mais sensível, pode tornar-se mais seca. Essa sensibilidade também é um presságio importante de que alguma coisa na sua rotina de beleza não está em ordem. Mas é necessário também ver como está o seu emocional. “O estresse pode liberar um nível maior dessas substâncias e, quando isso ocorre, pode afetar o modo com o qual nosso corpo responde a muitas funções importantes, como sensação e controle do fluxo sanguíneo. Além disso, a liberação desses produtos químicos pode levar à inflamação da pele, que pode ficar mais sensível e irritada”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff. E tudo isso pode acelerar o aparecimento de rugas!

5 – Seu olhar já não é mais o mesmo — A região dos olhos é bastante sensível e delicada, com característica e estrutura epidérmica diferenciada. As olheiras pioram com a alimentação rica em açúcar e sal pois, assim como o álcool, torna a pálpebra mais inchada e o pigmento depositado mais evidente. Uma olheira mais pronunciada também deixa o olhar mais cansado. “A pessoa sente-se mais triste, ou seja, fica com o rosto mais triste, e é essa tristeza que identificamos e queremos tratar. Quando o fazemos, não tratamos apenas a pele e outras estruturas, estamos a tratar também a expressão. Temos de diagnosticar as emoções da pessoa, não apenas o tipo de pele e o seu estado, mas o que a expressão do paciente transmite”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Compartilhe 5 sinais de que sua pele está envelhecendo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here