7 dicas para cuidar do cabelo em casa

0
914
7 dicas para cuidar do cabelo em casa

Os cabelos são a moldura do rosto. Não é à toa que perdemos tanto tempo cuidando deles para garantir que permaneçam bonitos. Porém, muitas pessoas esquecem que para conquistar madeixas perfeitas é preciso também cuidar do couro cabeludo. De acordo com a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, os fios herdam dele tanto as qualidades quanto os defeitos. Por isso, ela deu 7 dicas para cuidar do cabelo em casa e conquistar um couro cabeludo forte e nutrido. Confira:

Escolha o tipo certo de shampoo e condicionador: “Cada tipo de cabelo possui suas particularidades e, por isso, precisam de produtos feitos especialmente para suas características. Então, muitas vezes, shampoos e condicionadores de qualidade e da mesma linha são uma boa forma de promover excelentes resultados em um curto espaço de tempo.”

Atenção na hora de lavar: Fique atento à temperatura da água, a água muito quente estimula as glândulas sebáceas da região, favorecendo o aparecimento de caspa. A dermatologista ressalta que o couro cabeludo deve ser bem enxaguado, pois o acúmulo de produtos na raiz dos cabelos também pode entupir os folículos pilosos do couro cabeludo, prejudicando a nutrição dos fios.

Aposte na hidratação: É importante investir em produtos específicos para hidratar o couro cabeludo sem deixá-lo com aspecto ensebado e nem obstruir os poros do couro cabeludo. “Tenha cuidado, pois os produtos que hidratam o couro cabeludo não são os mesmos usados para hidratar os fios”, diz a tricologista.

Seque os cabelos antes de dormir: Dormir com o cabelo molhado não prejudica apenas a força dos fios, mas também pode levar a uma série de problemas ao couro cabeludo, incluindo caspa, dermatite e infecções fúngicas.

Cuidado ao utilizar o secador e a chapinha: “Mantenha o secador a uma distância mínima de 30 centímetros da raiz e a chapinha a cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo. Além disso, a chapinha não deve ser usada com muita frequência, pois é uma forte agressora dos fios e do couro cabeludo”, alerta a médica.

Atenção aos produtos químicos: Como no momento a recomendação é que se permaneça em isolamento social, o ideal é não realizar procedimentos químicos nos fios, principalmente em casa.

Tenha uma boa alimentação: Uma dieta adequada é fundamental para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e constituam um belo fio. “Aminoácidos e proteínas (carne, ovos e leite), por exemplo, estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios. Já o zinco, presente em nozes, frutos do mar e levedo de cerveja, estimula o crescimento e reduzem a oleosidade”, destaca.

Compartilhe 7 dicas para cuidar do cabelo em casa.