À medida em que a população jovem ascende no mercado junto a nova era da tecnologia, as formas de comprar se transformam e se fragmentam em grupos cada vez mais segmentados. Mesmo os mercados de venda direta ao consumidor, que têm apresentado um crescimento anual incrível, estão em busca de novas oportunidades para garantir o seu futuro, já que as prioridades dos novos consumidores de moda não param de mudar. O fim do excesso, dada a uma visão consciente do consumo e as mudanças ecológicas voltadas para o desenvolvimento sustentável são alguns dos cenários que mudarão o panorama dos compradores, exigindo que as marcas se adequem às novas demandas. Um estudo anual do bureau de tendências WGSN indicou os três principais tipos de novos consumidores de moda e de outros segmentos que vão resumir o consumo no próximo ano. Confira:
Os guardiões da empatia
Reagindo à crescente cultura do ódio, esse grupo vem buscando o equilíbrio por meio de um profundo sentimento de empatia. Eles querem diminuir essas distâncias por meio de ações discretas, do desenvolvimento de novas comunidades e do rompimento da própria bolha. As marcas que mostram autenticidade e humildade vão atrair esse grupo.
Os criadores de mercado
Representados pela crescente população jovem da África, da Índia e do sudeste asiático, esse grupo se fortalece cada vez mais. Esses jovens estão vivenciando uma onda otimista que resultará em mudanças sociais e políticas, e as marcas devem apoiá-los nessa jornada. Empreendedores e conquistadores, os criadores de mercado são ativos e criam as suas próprias oportunidades.
Os compressionalistas
Em uma sociedade muito dividida, a pressão é o único elemento que une todas as camadas socioeconômicas. Dos millennials estressados às pessoas da geração boomer que não têm tempo para nada, todo mundo está sofrendo. Sentindo esse peso devido a uma enorme variedade de opções, os compressionalistas estão buscando organizar e simplificar o seu estilo de vida. Esse é um grupo que precisa de marcas que os ajudem a melhorar as suas vidas.
Fonte: WGSN