Moda cordel de Valdemar Iódice

Mergulho urbano na raiz da cultura do sertão

0
1931
Moda cordel de Valdemar Iódice

A capa dessa edição é mais do que um convite a contemplar mais uma coleção que se lança no mercado. É uma forma de viajar no passado brasileiro e homenagear uma das características mais marcantes da literatura nordestina. Mais do que isso. É ter a oportunidade de unir dois universos que se unem na cultura de um país: moda e arte. Essa foi a proposta de Valdemar Iódice para a nova coleção da marca que leva seu sobrenome. A coleção de verão 2019, O Conto da Maré – Uma Homenagem ao Cordel, traz como fonte de inspiração o trabalho de um dos maiores cordelistas e xilogravuristas populares do Brasil, o pernambucano J. Borges.

Moda cordel de Valdemar Iódice

Conhecer a cultura do nosso país e poder expandir os horizontes para criar relações e valorizar aquilo que vem de dentro é lindo. Por isso, unimos o universo da nova coleção da marca com a história de seu criador, Valdemar, em uma entrevista exclusiva que você encontra nas próximas páginas. Agora, vamos aos detalhes desse conto!

Moda cordel de Valdemar Iódice

A coleção

Os desenhos e as texturas produzidas pelas goivas – ferramenta de seção côncavo-convexa utilizada por artesãos – na xilogravura propôs uma interpretação orgânica do cordel nas peças. Com tecidos naturais, seda, jeans e crepe, as estampas vão de pétalas a barcos e sereias. Entre os destaques estão os vestidos e saias midi, os jeans em modelos skinny, flare, pantacourt e retos, e as peças com motivos florais e geométricos. Na cartela de cores predominam as combinações de verde com azul, coral e amarelo em diversas tonalidades.

Trend alert

Destaque para as estampas com fundo preto e detalhes claros, que fazem referência ao trabalho de J. Borges e retomam a atmosfera das histórias contadas nos cordeis. O interessante é ver a proposta ótica moderna que o estilista criou em cima de um clássico da literatura brasileira.

Moda cordel de Valdemar Iódice

Detalhes protagonistas

Destaque para o comprimento mídi e o acabamento a fio, que permite que as peças fiquem ainda mais leves e casuais. Nos calçados, o charme ficou com os tênis bordados e as clássicas sandálias Iódice vistas em camurça nas cores dourado, jeans, cereja, nude e pérola.