*por Erika Paiva
Quando o assunto é moda, sempre ficamos atentos sobre as tendências. Todo mundo quer saber o que será usado na próxima estação, ou seja, sempre olhamos para o futuro e muitos não olham para o seu passado.
A moda é um reflexo da sociedade ao longo do tempo e, por isso, olhar para o seu passado é tão importante. Ao fazermos esse exercício, conseguimos compreender melhor nossa história e a nossa sociedade. E acreditem, diariamente encontramos peças do nosso armário que retratam essas histórias.
O maiô é uma delas. Apesar de ele ter nascido no início do século XX, ele promete ganhar muitas praias e piscinas pelo país a fora, nessa temporada. Antes de apresentarmos as novas caras da peça, vamos fazer uma viagem no tempo!
É na Inglaterra, por volta de 1750, após estudos medicinais apontarem os benefícios das águas salgadas em tratamentos respiratórios, de ansiedade e de depressão, que surgiram os primeiros registros de banhos na praia. A aristocracia francesa logo tomou conhecimento do novo hábito e também começou a frequentar o litoral de seu país. Nesse momento, as pessoas frequentavam a praia utilizando a vestimenta que era usada na cidade.
Apesar do hábito ter nascido no final da era vitoriana, foi na Belle Époque que ganha destaque. O banho de praia passa a também ser sinônimo de lazer e a massa começa a frequentar as praias.
A roupa de banhar-se era muito diferente das de hoje. As mulheres deviam cobrir o corpo inteiro e, para isso, usavam uma roupa de lã, malha ou sarja que cobriam o tronco e as pernas, além disso, usavam toucas, meias e sapatos.
No final dos anos 20 e começo dos anos 30, as mulheres começaram a se emancipar, num movimento pós guerra. Com os homens na Primeira Guerra Mundial, as mulheres tiveram que sair para trabalhar e todo esse movimento gerou novos comportamentos, que também afetaram a moda.
Livres dos espartilhos e com saias mais curtas a moda praia também se reinventou. As roupas de banho encurtaram-se, deixando à mostra as coxas das mulheres!
Curiosidade do nome: maiô vem do francês maillot (tricot) nome dado a roupa utilizada pelos dançarinos da Ópera de Paris, criado pelo figurinista Monsieur Maillot. A roupa era um body com meias.
Com os anos o maiô foi ganhando o seu espaço e logo atrás dele, o biquíni!
Agora vamos para as tendências desse ano, afinal o maiô é uma peça super versátil que pode ser utilizado tanto na praia, como também para sair na cidade.
Argolas e fivelas
Maiôs com detalhes de fivelas e argolas dos mais diferenciados!
Manga
A tendência de mangas volumosas e trabalhadas não é novidade no mundo da moda. Elas também invadiram as praias! Esse modelo é super elegante e transita com facilidade entre a areia e uma ocasião mais especial.
Moulage
O maio Moulage é aquele que modela no corpo. Geralmente possuem tiras que permitem vários de tipos de amarrações.
Vintage
O ar Vintage está cada vez mais em alta. Modelos inspirados nos primeiros maios até os mais cavados dos anos 80.
Engana mamãe
Modelo meio termo entre biquíni e maiô, pois cobre levemente a barriga, sem deixar de mostrar a silhueta. Criado nos anos 60, aqui no Brasil, recebeu esse nome por parecer um maiô, porém tendo a essência de um biquíni.
Cores
Tons vibrantes, terrosos, quentes e branco prometem dominar o verão.