Redes sociais

Afinal, qual a importância do colágeno? Especialista explica!

23 de julho de 2024

#Beleza

By: Redação

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do corpo e é sempre pauta para temas de beleza, sendo citado como uma das substâncias mais importantes. Mas, afinal, para quê serve o colágeno e como ele deve ser bioestimulado da forma correta?

A profissional Dra. Marcia Cordêiro, formada em Odontologia e especializada no ramo de Harmonização Orofacial, destaca a importância de cuidar da pele e dos cabelos, que está muito associada à firmeza, uma das principais funções do colágeno: “O nosso organismo produz naturalmente o colágeno, mas, depois de uma certa idade, paramos de produzir essa proteína em grande quantidade, o que explica o envelhecimento da pele, cabelos e a baixa sustentação da pele da face”, destaca a profissional.

Em que idade é ideal começar a se estimular o colágeno da pele?

A maioria dos profissionais da beleza recomenda que a partir dos 25 anos seja feita a bioestimulação de colágeno. Isso porque esta é a idade em que o corpo costuma decair em sua produção natural e pode necessitar de recursos externos para manter a firmeza da pele e a circulação do couro cabeludo.

“Muitas pessoas deixam para fazer este procedimento quando a sua pele já demonstra os primeiros sinais de perda de colágeno, mas, quando se trata desta proteína, quanto mais cedo passamos a cuidar disso, melhor será o resultado da nossa pele no futuro”, diz Dra. Márcia Cordêiro que aponta a importância de conscientização sobre este tópico, e acrescenta: “Mas, é importante que esta preocupação não ultrapasse os limites. Primeiramente pois, nem todas as pessoas se incomodam com os efeitos da redução de produção de colágeno, e também porque a idade dos 25 anos é apenas uma estimativa para começar a cuidar deste tópico. A beleza nunca deve ser uma obcessão”.

Como é feito o estímulo de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são um dos procedimentos estéticos que se encontram há mais tempo no mercado e se tratam de ativos e substâncias que ajudam a pele a produzir a proteína em maior quantidade.

Dra. Márcia destaca que há inúmeras substâncias que podem ser usadas, como o Sculptra e o Ellansé, os mais comentados atualmente, mas, o tipo de bioestimulador escolhido e a sua aplicação dependerá de caso para caso: “Atendo inúmeras pacientes com esta demanda, desde as que sempre fizeram este procedimento, até aquelas que vem me procurar depois de uma certa idade. Algumas coisas no procedimento é padrão, como a aplicação dos bioestimuladores através de microcânulas, os cuidados pós procedimento. Mas, dependendo da queixa da paciente, pode ser usada uma outra substância ou até mesmo aliar este tratamento a outros procedimentos mais imediatos”.

Um ponto importante: o valor destes tratamentos

“De fato, os tratamentos com bioestimuladores de colágeno não são baratos, mas, este é o único tratamento da Harmonização Orofacial que garante a metabolização da sua pele por mais de 2 anos”, destaca Márcia Cordêiro.

Por isso, a doutora busca conscientizar as pessoas sobre este procedimento que apesar de ter um valor mais elevado, possui um alto custo benefício: “Este é um tratamento que se estende por anos, portanto, com uma rotina de cuidados recomendados pelo seu profissional, é possível que a elasticidade e firmeza de sua pele se mantenham por muito mais tempo, sem a necessidade de repetir o procedimento a curto prazo”.

Anúncio

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

beleza

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!