Nos últimos anos, as marcas de maquiagem tem investido em mais produtos tendência, sobretudo através das collabs. Mas, uma espécie de colaboração tem chamado muito a atenção das fashionistas: as coleções de makes inspiradas em comidas. Desde o batom de morango dos anos 90 até o mais bombado Carmed Fini, como a culinária e a maquiagem se relacionam no momento atual de tendências? Confira as dicas da Z com direito à uma viagem no tempo!
Mas, afinal, onde começou a inspiração das maquiagens em itens de comida e bebida? Os primeiros produtos a apresentarem essa inventividade foram nos anos 90, em que o sucesso de glosses e balms labiais tomou conta de tapetes vermelhos e makes do dia a dia. Tudo começou com o uso de aromas de frutas e embalagens inspiradas nos sabores, mas aos poucos, essa tendência foi se expandido, até a confecção de balms inspirados em refrigerantes ou outras bebidas famosas. Foi ali que começaram as collabs!
E não é novidade que os anos 90 têm voltado, sobretudo quando falamos de tendências de maquiagem e beleza, como o exemplo do Butterfly Haircut, uma readaptação dos cabelos volumosos da época. Sendo assim, marcas internacionais e principalmente as brasileiras, tem realizado colaborações com tudo aquilo que costuma despertar o apetite. Uma das coleções mais icônicas foi a de Carmed X Fini, que registrou recorde de vendas e ainda despertou a nostalgia em todos aqueles que consumiam a bala, e agora poderiam sentir seu aroma e cor nos lábios.
A partir desse case de sucesso, a Cimed investiu em ainda mais sabores de seu icônico Carmed, assim como outras marcas também foram em busca de collabs, como o caso de Quem Disse Berenice e Guaraná e a mais recente de Mari Maria com o Burguer King.
As gringas também estão reinventando suas marcas, como Hailey Bieber com Rhode e seu novo balm em parceria com Krispy Kreme, uma célebre franquia de donuts dos Estados Unidos.
O fato é: a parceria entre o universo de cosméticos e a culinária é praticamente inesgotável, desde suas embalagens até aromas e fórmulas. Apesar de algumas decisões ousadas como sabores de hamburgueres em produtos labiais, o universo dessas collabs pretende crescer nos próximos meses, sobretudo com a volta dos anos 90 nas maquiagens com o uso do gloss.