Entre a sobriedade e o inesperado, a Sentèz apresenta sua coleção Inverno 2027, “PORQUE SIM”, no Minas Trend. Com uma proposta que questiona a necessidade de encontrar função ou justificativa para tudo, a marca aposta no prazer como ponto de partida para criar bolsas que combinam materiais nobres, cores clássicas e detalhes surpreendentes.
Sob a direção criativa de Claudia Epszteyn, a temporada coloca em cena pelo bovino natural, croco gravado, napa e couro box, enquanto tons de verde, vermelho e azul flúor rompem a base de preto, panna, cinza e chocolate.
À frente da Sentèz, Claudia Epszteyn reúne mais de quatro décadas de experiência na marroquinaria e uma trajetória marcada pela busca constante por novas formas de trabalhar o couro. Criada no universo do ofício artesanal, a designer fundou sua primeira marca ainda aos 19 anos e, após construir uma carreira internacional, retomou o segmento em Madri com a criação da Sentèz. Como diretora criativa, Claudia transforma sua experiência técnica em uma linguagem autoral que combina rigor de construção, pesquisa de materiais, proporções e cores com uma visão contemporânea de luxo.
Ao longo de sua trajetória, desenvolveu processos próprios, explorou acabamentos inovadores e materiais alternativos, como o Biocuero produzido a partir da casca de banana, mantendo como princípio o diálogo entre tradição e inovação.
Através da visão de sua criadora, confira os bastidores da coleção:
Qual é a principal tendência da sua coleção para a próxima temporada?
Uma sobriedade enganosa.
Cores clássicas e materiais nobres, interrompidos por um gesto inesperado em cada peça: um bolso secreto na base, uma fechadura de banheiro transformada em joia, um grande formato que ousa no pelo.
O prazer acima da função.
Se você pudesse escolher uma cor para definir a próxima temporada, qual seria?
Verde. Sobre uma base de preto, panna, cinza e chocolate, ele recorta a paleta ao lado do vermelho e de um azul flúor, criando uma harmonia estridente.
Qual tecido ou matéria-prima será destaque na temporada?
O pelo bovino natural, em preto, panna e zebra, rouba todos os olhares. Ele dialoga com o box, um couro liso, quase sem poros, cujo brilho para logo antes do verniz: uma textura selvagem diante de outra trabalhada ao extremo.
Completam a proposta o croco gravado, a napa e o floater.
Qual peça da sua coleção você acredita que vai se tornar um desejo?
A Mykonos. Sob sua forma franzida, ela esconde na base um bolso com zíper de três centímetros de altura: na medida para o celular… ou para os segredos.
Que palavra define o espírito da sua coleção?
Prazer.
Qual é a coleção apresentada nesta edição e qual foi a principal inspiração para o desenvolvimento das peças?
Apresentamos PORQUE SIM, nossa coleção Inverno 2027.
Ela parte de uma ideia: nem tudo precisa ter sentido para ter valor.
O que mais desejamos raramente é o mais útil, e esta coleção celebra esse impulso.
Na aparência, é serena: silhuetas firmes, tons clássicos, ferragens douradas, mas o pelo, o box e o croco se chocam, e os verdes, vermelhos e azuis flúor quebram a calma.
Há alguma novidade, lançamento ou aposta especial que será apresentada no evento?
Três apostas, a Mykonos e a Mini Mykonos, de forma franzida, guardam na base um compartimento com zíper de três centímetros de altura, para o celular ou para o que ninguém precisa saber. A Ibiza leva o mesmo recurso a um design mais formal, e a Sofi e a Sofi Max, duas bolsas de grande formato em croco e em pelo com napa, são as peças mais ousadas da temporada.
Ao lado delas, voltam os ícones da casa: Milan, Sevilla, Lyon, Niza e Mali. E nesta apresentação se soma a Aspen, com sua fechadura de banheiro, para completar uma proposta inconfundivelmente Sentèz.