Igreja ícone de Braga recebe o título de Patrimônio da Unesco

Bom Jesus de Monte tem uma das vistas mais lindas de todo o país

0
1378
Braga

Por Cristiane Gracioli

Dois novos bens portugueses entraram para a lista de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, durante a 43ª edição, que aconteceu em Bacu, no Azerbaijão. Um deles é uma das principais referências religiosas do país, que recebe, anualmente, mais de 1,2 milhões de visitas e soma mais de 700 degraus.

Localizado em Braga, no topo da cidade, Bom Jesus de Monte tem uma das vistas mais lindas de todo o país. Em escadas, o monumento conta com o Escadório do Pórtico (376 degraus), o Escadório dos Cinco Sentidos (104 degraus), o Escadório das Virtudes (59 degraus) e ainda com mais degraus que separa o Largo do Pelicano do Adro (34).
Isso sem contar que, no percurso, você se depara com 20 fontes e 32 estátuas, com destaque para as quatro fontes do Terreiro dos Evangelistas: São Mateus, São João, São Lucas e São Marcos.

 

Curiosidade: o Santuário é também muito procurado para casamentos. Em torno de 148 casais celebraram o amor em Bom Jesus de Monte, em 2017, além de 95 batizados.
A visita vale cada degrau para chegar em um local de paz e contemplação. Para quem preferir, há opção de funicular, caso você não queira subir a pé!