A beleza da inclusão: a importância da diversidade em marcas de cosméticos

26 de novembro de 2024

#Beauty

By: Redação

Não é de hoje que temas como inclusão e diversidade têm sido abordados por companhias de maquiagem, como forma de expandir a usabilidade de seus produtos e cartelas de cores, além de promover uma comunicação mais abrangente. A Simple Organic é um dos exemplos mais lembrados nacionalmente, como uma marca que, desde sua constituição em 2017, preza pela beleza limpa e o uso abrangente de seus produtos. Segundo o Censo de 2022 do IBGE, cerca de 56,2% da população brasileira se declarou preta ou parda, sem contar com os inúmeros casos de condições de pele como o vitiligo e a acne. Sendo assim, a representatividade tem, pouco a pouco, se tornado um propósito ainda mais importante para as marcas.

Vamos falar sobre a diversidade no mundo da beleza e o case da Simple Organic como inspiração para futuras ações neste meio? Confira com a Z!

Um histórico do mundo da beleza

Durante o surgimento dos cosméticos, que tem como origem o Egito Antigo em 3.000 a.C, o uso da maquiagem foi limitado e inclusive feito de forma totalmente arcaica, com mistura de componentes naturais que muitas vezes eram tóxicos. Mas, no final do século XIX foi quando a indústria entrou para o segmento e passou a produzir os produtos em maior escala. Apesar da facilidade, a diversidade ainda não era uma preocupação, que passou a ser reforçada pela indústria cosmética apenas nos anos 2010’s.

Isso se deu devido a uma luta contra o padrão de beleza, que já não mudava há muitas décadas, reiterando a imagem de mulheres brancas, magras, com a pele uniforme e de cabelo liso. Por isso, nos últimos anos marcas têm se esforçado para incluir mais tons em suas cartelas, além da constituição de produtos mais versáteis com pigmentos que possam ser usados em todas as tonalidades de pele. Além disso, há também um movimento de cuidado com a pele, que faz com que os produtos de maquiagem e skincare possam ser usados em diferentes condições de pele (e até mesmo tratá-las em seu uso).

Mesmo com melhorias e estudos cada vez mais avançados, algumas companhias ainda deixam a desejar e são motivo de polêmica entre usuárias que pedem por mais inclusão em seus produtos e campanhas. Este não é o caso de Simple Organic, que além de concebida em meio ao movimento de diversidade, se coloca em frente da inclusão em suas ações e cuidado com o meio ambiente.

A Simple Organic

Indo mais a fundo na marca, seu principal objetivo é a beleza limpa, que compreende fatores para além da sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, mas também criar uma relação de segurança com seus clientes, que podem adquirir seus produtos sem preocupação e com diversas opções.

Dentre as ações de diversidade da marca se destacam: a pesquisa de skincare e uso de componentes seguros, um desenvolvimento de uma cartela de cores bem distribuída e um marketing que destaca modelos com diferentes tons de pele e condições.

Patricia Lima, sua criadora, destaca ainda seu objetivo em revolucionar o mercado de beleza, com constituição de produtos 100% nacionais e veganos, além de participação em desfiles e semanas de moda como a Copenhagen Fashion Week, que prezam pela sustentabilidade e inclusão.

Confira o portfólio de produtos da Simple Organic, que possui loja em Campinas no Shopping Iguatemi e receba atendimento especializado pelo Whatsapp para, além de adquirir produtos que prezam pela inclusão, receber uma consultoria específica para sua pele!

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