Chegou o momento em que as marcas apresentam suas coleções de Alta-Costura de primavera verão 2021 e, com isso, várias tendências são detectadas durante as passarelas. Já escrevemos de Dior e Chanel, agora é a vez da marca holandesa Iris Van Herpen.
Um livro sobre como fungos sustentam a vida na Terra, intitulado Entangled Life e escrito por Merlin Sheldrake, inspirou a coleção de Alta-Costura de Van Herpen em muitos níveis. O micélio, parte vegetativa de um fungo que forma uma ramificação de emaranhados de filamentos de células, influenciou o formato das silhuetas e a estamparia das roupas.
Iris Van Herpen é conhecida por suas roupas terem um mix de teconologia e artesanato tradicional da Alta-Costura, por isso a coleção de primavera se esforça para alinhar a tecnologia ao meio ambiente e a natureza. O tecido confeccionado para coleção é Parley for the Oceans Ocean Plastic, feito de detritos marinhos reciclados. O público que consome Alta-Costura não está acostumado com tecidos nesse material, porém Iris acredita que existe uma alta qualidade em produtos recicláveis.
Confira: