Publicidade

Por Erika Paiva

    @erikapaiva_consultoria

Os tempos estão mudando, novas profissões surgem a cada dia e, com elas, novos termos e jargões que invadem o nosso cotidiano. Hoje vou falar sobre alguns termos do mundo da moda que são frequentemente confundidos e usados de forma equivocada. São as profissões de Personal Stylist, Consultor de Imagem e Estilo e Figurinista. A dúvida entre eles é comum e justificável, pois são profissionais que compartilham o mesmo objetivo, porém, com métodos diferentes. Expliquei melhor sobre cada um: 

Personal Stylist

Como já diz o nome, esse profissional cria uma imagem e estilo para o cliente e escolhe suas roupas e acessórios de acordo com essa imagem para determinadas ocasiões. Seu foco principal é a moda, por isso sempre está antenado às últimas tendências do mercado.

Consultor de Imagem e Estilo

O Consultor de Imagem também cria um estilo, porém, seu foco principal é o cliente e seu trabalho vai muito além da moda. Ele estuda o biotipo, a coloração, personalidade, estilo, entre outras variantes do cliente. As tendências de moda são importantes, mas o gosto próprio do cliente fala mais alto.

Figurinista

O Figurinista cria um mundo para uma personagem, estuda o roteiro do filme, série ou novela e desenvolve uma imagem e um estilo de vida para ela. O objetivo desse profissional não está no cliente ou na moda, mas em retratar o visual e a personalidade das personagens.

A pergunta que não quer calar é: “O Consultor de Imagem e Estilo é melhor que o Personal Stylist?”

A resposta é não, pois o Personal Stylist é o profissional mais indicado para  quando se tem uma ocasião especial. Ele realiza uma pesquisa sobre o evento e a imagem que o cliente quer passar, atrelado às últimas tendências de moda, para criar um visual impactante e adequado para aquele momento. 

E como ele funciona?

A primeira coisa que fazemos é uma entrevista com a cliente, um bate papo para conhecer sua necessidade, a ocasião e, principalmente, qual a mensagem que ela quer passar. Logo após, começamos uma pesquisa para criar esse visual, percorremos lojas e até desenhamos um look do zero. Apresentamos o projeto para a cliente e, após ser aprovado, começamos sua produção.

Espero ter esclarecido as diferenças entre o Personal Stylist e o Consultor de Imagem, e quero ressaltar: ambos profissionais são muito importantes e se destacam em momentos diferentes. Por isso, é interessante procurar alguém que atue nas duas áreas, assim o resultado final seja mais relevante e vantajoso!

“O consultor de imagem se preocupa com o pé. O fashion stylist se preocupa com o sapato!” (Carol Davidson, AICI, CIP)

Publicidade