@erikapaiva_consultoria

Nós, Consultoras de Imagem, vivemos falando sobre a temperatura das cores e as peles com subtom frio e quente, principalmente quando o assunto é coloração pessoal. Cor é um assunto complexo, pois tem muitas características, significados, e exerce um papel fundamental na Consultoria, por esse motivo é um assunto tão comentado.

Mas, afinal, o que são cores frias e cores quentes?   

Para explicar melhor, vamos voltar lá no ensino primário… Vocês lembram que as cores são obtidas através da mistura de outras? As cores primárias (vermelho, azul e amarelo), por exemplo, quando misturadas entre si, criam as secundárias (roxo, laranja e verde), que por sua vez, juntamente com as cores primárias, produzem as cores terciárias (amarelo alaranjado, azul roxeado, magenta).

E onde está a temperatura no meio dessas misturas?

Bom, as cores frias são aquelas que apresentam a mistura do pigmento azul, enquanto as cores quentes apresentam na composição o pigmento amarelo. Ou seja, quanto mais pigmento amarelo, mais quente é a cor, e quanto mais pigmento azul, mais fria.

Como ela interfere nos subtons de pele?

Assim como nas cores, a temperatura também interfere nos subtons de pele, que é uma das etapas mais importantes da Coloração Pessoal. Nosso subtom de pele, cabelo e olhos são obtidos através da mistura de três substâncias: a melanina, a hemoglobina e o caroteno. A melanina, é subdividida em duas categorias: a eumelanina, que apresenta uma variação de tons de marrom até o tom negro, e a feomelanina responsável pela pigmentação avermelhada e amarelada. Enquanto a hemoglobina é responsável pela coloração avermelhada e o caroteno pelo aspecto dourado. Portanto, a pele fria apresenta maior quantidade de hemoglobina e a pele quente tem maior presença de caroteno.

E as peles neutras?

Sim, elas existem! Porém, significa que, para essa pessoa, a temperatura é uma característica secundária e, mesmo sendo neutra, ela tende para uma das temperaturas, sendo então uma pele neutra quente ou uma pele neutra fria. Lembrando que ainda temos a pele oliva, que apresenta todas as características de pele quente, porém corresponde melhor as cores frias!

Juliana Paes é um exemplo de pele oliva

Vamos a alguns exemplos dessas peles:

A única maneira de descobrirmos a temperatura da nossa pele e quais tons nos favorecem é realizando o teste de Coloração Pessoal, pois é um estudo complexo e necessita de um olhar treinado de um profissional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − 14 =