Gonca fala sobre Alaçati, na Turquia
                   @guiaturca

Por Gonca Kaya                                                                                                      

Olá queridas leitoras e leitores. Julho se aproxima e estamos sentindo mais forte o verão europeu aqui em Istambul e no resto da Turquia. Julho e agosto são os meses mais quentes na minha terra, as temperaturas podem alcançar facilmente 37 graus nessa época. Outro dia pensei em assuntos para escrever na nova edição e, de repente, enquanto planejava as nossas férias na praia (sim, eu também sou filha de Deus e tento pelo menos passar uma semana por ano na praia kkk…) percebi que, provavelmente, poucos brasileiros sabem que na Turquia temos uma pequena aldeia super charmosa que é considerada um dos melhores lugares do mundo para se praticar o Windsurf e Kitesurfe.

Alaçati

Essa linda aldeia é chamada de Alaçati. E a boa notícia é que fica somente a uma hora de carro da terceira maior cidade da Turquia, chamada de Izmir, ou seja, existem muitos voos diários saindo de Istambul. Aliás, daria fácil para fazer uma matéria sobre Izmir no futuro. Porém, nessa edição quero falar para vocês sobre Alaçati (pronunciado “Alatchati” em português).

Por incrível que pareça, esse cantinho lindo que fica na costa do mar Egeu é um dos lugares mais procurados no mundo pelos surfistas. Os 330 dias de ventos fortes por ano devem ser a maior razão disso. Alaçati mesmo não fica tão ao lado da praia, a aldeia fica alguns minutos de distância dela, porém o acesso pro mar é bem fácil. Aqui durante vários meses você consegue ver muitos surfistas (tanto Windsurf quanto Kitesurfe) praticando esses esportes que cada ano ganham mais popularidade, sobretudo entre os jovens. Os avançados você vê lá longe como um pequeno ponto sobre a água e os iniciantes estão visíveis bem de perto, no raso.

Alaçati na Turquia

Para quem não é surfista, é um lugar ideal para passar de 7 a 10 dias. O número de hotéis boutiques é grande e o movimento nas ruas de noite também. Existem muitos restaurantes bons que oferecem os famosos pratos daqui. Muitíssimas verduras, que no resto da Turquia não são fáceis de encontrar, são as mais procuradas. Não vou nem tentar descrever esses pratos porque não tem como. Tem que vir mesmo para provar. E como a região do Egeu também está muito bem conhecida com as vinícolas, em geral são bons vinhos turcos que acompanham esses pratos durante uma noite quente com uma brisa fresquinha. Deu vontade? Então, eu já faria minha pesquisa para o verão que vem, porque Alaçati é super procurado entre os próprios turcos! Surfando de dia e festejando de noite. Eu já estou sonhando com minha próxima vez!

Um beijo de Istambul,
Gonca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 4 =