Gonca Kaya fala sobre Antigo Bebek
                   @guiaturca

Por Gonca Kaya                                                              

É bairro chique que vocês querem conhecer em Istambul? Pense: vocês tem vários dias na cidade e já conheceram os monumentos imprescindíveis como a Santa Sofia, a Mesquita Azul, os Palácios Topkapi e Dolmabahçe e agora estão com um tempinho de sobra. Pois vem comigo, porque esse bairro vocês não vão se arrepender de ter conhecido.

Estou falando de “Bebek”, um bairro bem antigo, localizado à beira do Bósforo. O mais surpreendente é o significado do nome dele, traduzido como “bebê”. Diz a lenda que um dos sultões estava passeando junto com o filho (o príncipe herdeiro) nos jardins dele (antigamente todos esses bairros à beira do Bósforo eram os jardins do sultão) e de repente passou uma cobra na frente deles. O príncipe se assustou tanto ao ver a cobra que começou a chorar. O sultão começou a rir e chamou seu filho de “bebek”, no sentido “você é um bebê”. Porque um príncipe herdeiro que um dia vai ser o máximo poder de um grande império não pode chorar né?! Desde então, o jardim ficou conhecido como Bebek.

Antigo Bebek
Um dos bairros mais chiques de Istambul é palco de embarcações de luxo

Passaram-se muitos muitos anos e esse mesmo “jardim” à beira do muito prestigioso Bósforo se converteu num dos bairros mais chiques de Istambul. Hoje em dia é um dos mais valorizados da cidade. Artistas famosos, atores de novelas, modelos do mundo da moda, cantores, estrangeiros de posições altas em grandes companhias, jornalistas e empresários, ou seja, a elite de Istambul, mora ou frequenta esse bairro. Boutiques de ilustradores turcos de alta costura, muito bons restaurantes, brasseries e pastelarias de primeira qualidade, e muitas lojinhas pequeninas deixam o bairro bohemio e charmoso.

Fala-se sobre o Starbucks de Bebek que é o Starbucks com a paisagem mais linda do mundo. Tem que vir com fome para apreciar o “Lucca”, um dos pontos (restaurante de dia, bar de noite) superprocurados pela alta sociedade. O “Chilai” é outro muito descolado que vale ser visitado sem dúvida. Vários bons restaurantes de peixe também estão localizados nesse bairro. Tem um parque muito lindo: sentar num dos cafés e contemplar os iates e os barquinhos enquanto você toma seu café turco… precisa de mais ? Eu não! Adoro vir aqui com as amigas num dos meus dias livres e bater um papo bem delicioso enquanto tomamos um espumante antes do brunch! Ah, Istambul, adoro você, adoro morar aqui. Então deixo aqui minha homenagem a essa minha cidade tão diversa que é difícil de encontrar igual!