Aprenda a reaplicar o protetor solar sem estragar a maquiagem

Como a reaplicação do protetor solar não deve esbarrar no uso da maquiagem, selecionamos algumas dicas valiosas para manter a pele bonita e protegida.

0
323

Para quem não vive sem maquiagem, reaplicar o protetor solar pode ser uma tarefa desafiadora – mas deixar de fazer isso definitivamente não é uma opção. “Como sabemos, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias pela manhã, mas uma vez só não é suficiente. O ideal é aplicar o produto logo pela manhã, antes de sair de casa, mas também é muito importante reaplicá-lo depois de algumas horas, tanto para quem trabalha em local fechado (já que a luz artificial das lâmpadas e do computador também emitem radiações UV) e principalmente para quem se expõe ao sol durante boa parte do dia”, afirma a Dra. Lilian Brasileiro, médica especialista em Dermatologia. “O primeiro passo para conseguir reaplicar o protetor por cima da maquiagem é combinar a textura e a fórmula dos produtos”, explica a Dra. Lilian.

Segundo a médica, o ideal é escolher a mesma textura de protetor solar e de base de maquiagem ou BB Cream, para permitir que o filtro consiga fazer várias camadas sem “craquelar” na pele. “Geralmente, a fórmula cremosa da base e do protetor é a mais vantajosa. Outra dica importante é optar por um protetor solar “oil-free”, que tenha um acabamento seco com efeito matte. Assim, o acúmulo de protetor ao longo do dia não vai deixar aquela sensação gordurosa na pele do rosto”, sugere. “Os protetores solares com cor também oferecem boa cobertura e podem ajudar a substituir a base”, indica.

Na hora da aplicação, a médica nos passa algumas dicas para prejudicar o mínimo a make. “Na pele maquiada, remova a oleosidade e o brilho da pele através de leves batidinhas com o papel toalha. Certifique-se de remover bem nos cantinhos dos olhos e do nariz. Se você tem a pele muito oleosa, o ideal é utilizar lencinhos demaquilantes para remover a make; basta remover apenas a base, deixando a maquiagem dos olhos e o batom intactos. Em seguida, aplique o protetor solar em todo o rosto, de preferência com uma esponjinha que auxiliará na hora de aplicar o produto com aquelas ‘batidinhas’”, destaca. Outra boa forma de reaplicar o filtro solar é através do uso de filtros solares em pó que não requerem a retirada do filtro aplicado mais cedo.

Por fim, é importante lembrar que o protetor solar não deve ser negligenciado, pois previne o envelhecimento precoce da pele, além de minimizar a chance de diversos outros problemas – incluindo o câncer de pele. “Aplique o protetor todos os dias do ano, sem exceção, e reaplique-o a cada duas horas. No caso de exposição direta, principalmente no verão, época de praia e piscina, reaplique-o a cada duas horas e todas as vezes que tiver contato com água ou suor excessivo. Além disso nunca se esqueça: o produto deve ter FPS de 30 para cima. Qualquer dúvida quanto ao melhor produto a utilizar para seu tipo de demanda, procure um médico que ele te ajudará”, finaliza.