Após dois anos de especulações, a esperada fusão entre as varejistas Arezzo&Co (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3), que reúne grandes marcas brasileiras da moda feminina, foi anunciada. O que já se sabe é que a operação vai se dar por meio de troca de ações e os acionistas da Arezzo&Co ficarão com 54% da empresa combinada, enquanto os acionistas do Grupo Soma passarão a deter 46%.
Atualmente, grandes marcas moda brasileira também enfrentam desafios devido ao crescimento das marcas chinesas online. Porém, pouco a pouco as marcas nacionais tem se colocado em evidência, sobretudo por sua produção “premium”, como apontado por especialistas: “Há vários potenciais ganhos que dão sentido a esta fusão, como a complementaridade de marcas premium”, declarou o consultor Alberto Serrentino em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Advogados especializados em Direito Empresarial e Direito Societário explicam os detalhes técnicos acerca da fusão, que é considerada o maior negócio do mercado de moda brasileiro, que formam uma gigante com faturamento combinado de R$ 12 bilhões.
Sobre a Arezzo&Co
O grupo detém a maior parte das marcas de calçados brasileiras como Schutz, Anacapri, Vans, etc. Com esta fusão ao grupo Soma, a nova empresa terá quatro vertentes: calçados e bolsas; vestuário e lifestyle feminino; vestuário e lifestyle masculino; e vestuário democrático.
Sobre o Grupo Soma
O grupo que começou com as junções das marcas Animale e Farm e hoje detém 10 grandes marcas da moda brasileira, como do vestuário masculino, infantil e feminino. O grupo varejista faturou mais de R$ 5,6bi no ano de 2022 e segue no topo com as marcas da moda brasileira.
Com essa fusão, a nova marca pretende atingir o mercado internacional, a partir da união dos conhecimentos das empresas em calçados e moda, com 34 marcas, 8 fábricas, 7 centros de distribuição e 2.057 lojas.
Para celebrar a nova fase, as companhias farão uma apresentação conjunta em evento nesta segunda anunciado no site do Grupo Soma.