O Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente. Engloba desde a produção das fibras, como a plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo. À medida que a economia global caminha em direção ao conhecimento e à transformação digital, a moda recebe a tarefa de liderar a mudança para uma produção inovadora, circular e sustentável, que atenda às exigências do meio ambiente e do mercado.
Com o tema “Conectar para regenerar: Moda e Planeta”, a 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week está acontecendo no formato online, de 18 a 28 de novembro. São 33 painéis de conversa, 13 workshops e 18 desfiles que apontam realizações no segmento de moda sustentável. O evento apresenta novas propostas para este segmento que promove desenvolvimento social e econômico, e emprega 75% de mulheres em sua cadeia produtiva no país, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT.
Em sua apresentação, a especialista reforçou que a economia tradicional depende da Economia Criativa para se desenvolver. “Enquanto a confecção é um setor tradicional da indústria, o design de moda é o que vem transformando essa indústria”, e ressalta a importância de refletir sobre as contribuições do setor para a sustentabilidade do planeta. “A moda, enquanto setor criativo, deve se comprometer com o desenvolvimento sustentável que valorize e proteja a biodiversidade cultural”, afirmou.
BEFW2020: produtos inovadores, convidados internacionais e aplicativo
Já os parceiros corporativos Renner e Sebrae Nacional – apoiadores desde a primeira edição do BEFW – trazem para o evento o case “Encadeamento Produtivo e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) na cadeia de fornecimento” com a participação de Eduardo Ferlauto e Vinicios Malfatti, da Renner e Renato Perlingeiro Salles Junior do Sebrae. Os painelistas dialogam sobre práticas que têm como objetivo o desenvolvimento de pequenas e médias empresas para temas como qualidade e sustentabilidade, eficiência, cooperação e inovação.
Há mais orientações para conquistar espaço no mercado com o painel “A busca por sustentabilidade no consumo online de Moda”, via Mercado Livre. O maior marketplace da América Latina é patrocinador do evento, e será representado na programação pelo supervisor de Marketplace de Moda e Esporte, Tiago Corrêa. Ele destacou como funciona a nova aba ‘Consumo Consciente’ da plataforma, e apresentou resultados de pesquisas de tendência de consumo para o mercado ‘verde’.
Outro importante tema foi apresentado por outros parceiros do evento. “Gestão 4.0 no desenvolvimento de produtos”, com Michele de Sousa, do Senai Cetiqt, Matheus Fagundes, da Audaces e Carolina Pires, da Lupo, trocaram informações sobre como a gestão de processos, alinhada à tecnologia e inovação conduzem a moda para o caminho da sustentabilidade. O painel tem mediação de Fernando Pimentel, presidente da ABIT.
De acordo com Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, realizadora do BEFW, a ideia é reunir criadores, pesquisadores e lideranças da indústria, do varejo e da produção tecnológica para criar uma rede de cooperação e aprendizagem mútua. “A partir do compartilhamento de informações e experiências podemos gerar novas oportunidades de negócios para a moda sustentável”, diz.
Plataforma para exibição e rastreabilidade de marcas
Entre as marcas que exibirão seus produtos estão Tiê Moda Sustentável, Laluz Brasil, Misnella, O jardim, Nós mais Eu, Coletivo Des, Razão Social, Wendyel Borin, Thami Smidi, Paula Feber e Dona Rufina – trazendo diversidade de produtos, elaborados em processos produtivos com práticas de responsabilidade ambiental e social.
Marcas responsáveis na passarela
Brasil Eco Fashion Week – 4ª edição
Formato Online
18 a 28 de novembro
11h às 20h30
Canais do evento:
Site: brasilecofashion.com.br/week
Instagram: @brasilecofashionweek
Linkedin: Brasil Eco Fashion We