Amora, morango, framboesa, mirtilo e cereja. Além das cores e o sabor marcante, as frutas vermelhas têm em comum algumas propriedades nutritivas como vitaminas, minerais e fitoquímicos que desempenham funções antioxidantes no organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Também conhecidas como berries, esses alimentos podem fazer parte das refeições diárias por meio de receitas, sucos e geleias que trazem praticidade para a rotina. Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada em produtos saudáveis, lista cinco benefícios das frutas vermelhas:

1) Beneficiam a visão
Por terem grandes quantidades de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, as frutas vermelhas são aliadas à saúde dos olhos, melhorando a capacidade visual diurna e noturna.

2) Têm ação anticancerígena e desintoxicante
Essas frutas são ricas em Antocianina, substância responsável por sua coloração, que combate a inflamação e a ação dos radicais livres, sendo anticancerígenas e antioxidantes. “Elas proporcionam maior proteção aos órgãos e aos tecidos do corpo, retardando a temida ação do tempo sobre todas as células, como as da pele, por exemplo“, conta.

3) São ricas em fibras
A grande quantidade de fibras presente nas berries é ótima para quem procura melhorar o trabalho do sistema digestivo. “É bom lembrar que além de beneficiar o intestino, as fibras são aliadas de quem quer reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue”, destaca Cyntia.

4) Aumentam a saciedade
A alta quantidade de fibras nas frutas vermelhas dá a sensação de maior saciedade, diminuindo a vontade por doces ou snacks nos intervalos das refeições principais. Perfeitas para quem quer ficar em dia com a balança!

5) Combatem a anemia
Frutas desse grupo, quando consumidas com alimentos ricos em ferro, auxiliam e promovem uma maior absorção do mineral no organismo. “Por apresentarem bastante vitamina C, que facilita a assimilação do ferro no corpo, são ideais para quem sofre de anemia ou ainda para quem quer evitá-la”, conclui.

DICA DA Z: obtenha todos os benefícios das frutas com um smoothie:

Smoothie de frutas vermelhas

Rendimento: 1 porção
Calorias: 337 (com o mel)

Ingredientes

  • 1 banana-nanica madura média congelada em rodelas
  • 1/2 copo de leite vegetal
  • 1/2 xícara de chá de morango congelado
  • 1/2 xícara de chá de framboesa congelada
  • 2 colheres de sopa de mirtilo congelado (ou gojiberry e cranberry)
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 colher de sobremesa de mel (opcional)

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo em seguida.