Modalidades diferentes e uma mesma paixão. Assim podemos definir a amizade de Betina Dantas, criadora do Ballet Fitness, e Cau Saad, personal trainer e dona do Instituto que leva o seu nome. Em ritmos opostos, as profissionais do esporte se unem por objetivos em comum: promover a saúde física e mental. A Z conversou um pouquinho com cada uma delas para saber mais sobre suas aulas e o benefício de praticá-las. Confira!

BETINA DANTAS

De onde surgiu a ideia de misturar movimentos do Ballet Clássico com exercícios funcionais?

Foi após uma contusão do tornozelo, que me forçou a parar as aulas de ballet por um bom tempo. Eu odiava musculação, então senti que meu corpo foi perdendo a definição. Mas, como via em mim mesma o modo que os movimentos e exercícios do Ballet eram eficazes, decidi usá-los ao meu favor e criei o Ballet Fitness! Como também sou educadora física, isso me ajudou bastante na formatação das aulas.

Quais as principais diferenças entre Ballet Fitness e Ballet Clássico?

Minha metodologia mescla os passos técnicos do Ballet Clássico aliados a exercícios específicos de fitness, como agachamentos, abdominais e flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios.

Qual o gasto calórico médio de uma aula?

Depende muito do ritmo, empenho e dedicação da aluna. Uma aula, para quem está no nível avançado, pode gastar até 794 calorias em apenas meia hora!

Quais dicas você dá para quem quer começar agora? Qualquer um pode praticar?

Eu indico ter um conhecimento básico de ballet para acompanhar o ritmo e saber os nomes dos passos, além de estar bem condicionado. Fazer pelo menos um mês de ballet clássico antes de entrar na minha versão fitness vai ajudar.

E quanto aos seus cuidados pessoais, o que você faz para manter a forma?

Quando não tenho aula e ensaio, faço musculação, esportes na praia (amo stand up e tenho me arriscado no surfe!) e corro na areia com o King, meu Golden. Isso me deixa descansar da dança sem perder o ritmo. E nunca fico sem alongar, isso muda a vida! Também amo massagem e faço no mínimo uma vez na semana.

CAU SAAD

A aula “Conecte-se” tem um ritmo diferente das outras que você ministra. Qual o foco dessa aula e como ela está ligada aos outros exercícios?

É uma aula que conecta o corpo, alma e mente com técnicas de conscientização e conexão corporal.  Com objetivo de relaxar, equilibrar e fazer integração do seu bem-estar físico e mental, trabalhamos com alongamento e mobilidades articulares, associados à prática da respiração e meditação. A atividade física faz o corpo ter movimento, o que gera o alinhamento físico e, por consequência, mental. Corpo e mente estão em sintonia o tempo todo, essa conexão é essencial para uma rotina equilibrada, com mais qualidade de vida e bem-estar.

Você criou o WorCAUt, programa de treinos online com o peso do próprio corpo. Existe diferença na eficácia dos resultados em relação a um treino muscular com pesos?

São estímulos diferentes, um complementa o outro. No treinamento com peso do próprio corpo, você ganha definição, força, equilíbrio e condicionamento físico, mas o ganho de volume muscular é inferior em relação a musculação. Com pesos, além do ganho de força e definição, você tem um ganho de volume na musculatura (Hipertrofia muscular).

Quais dicas você dá para quem quer começar agora?

O tempo que você está parado não voltará nunca mais. Então comece no hoje e agora, o esforço nunca te trai!

Qual o gasto calórico médio de uma aula Baile da Cau?

Em torno de 400 a 600cal, sempre dependendo da intensidade de cada um.

E quanto aos seus cuidados pessoais, o que você faz para manter a forma?

Medito todos os dias nove minutos, pratico alongamento e respiração duas vezes por semana, ginástica três vezes, cromoterapia com pedras e cheiros uma vez na semana e uma atividade para mudar o estímulo (como luta ou dança). Essa rotina é sempre mudada para não perder o entusiasmo. Sou de fases e adoro vivenciar atividades diferentes!

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