Por Gonca Kaya                                                      

Colunista escreve sobre
                @guiaturca

Olá, queridas leitoras e queridos leitores! Já que aqui na Turquia estamos entrando no verão, quero muito que vocês conheçam a cidade de Bodrum, pois ela é uma das cidades mais populares entre os amantes das altas temperaturas. Famosíssima pelas praias, pelos resorts chiques, pelas baladas noturnas e pelas casinhas brancas com sacadas decoradas com lindíssimas flores de cor roxa, essa pequena cidade à beira do mar Egeu é lar de umas 160.000 pessoas nos meses de inverno.

Porém, no verão podemos multiplicar isso por dez. Não são somente os turistas locais a lotam, ela também recebe pessoas de vários países do mundo. Conhecida na antiguidade como Halicarnasso, essa cidade encantadora oferece uma imensa quantidade de praias e enseadas ao redor da península. A península de Bodrum é reconhecida mundialmente por ter um clima muito agradável e ser o lugar de nascimento do famoso Heródoto, historiador e escritor que nasceu aqui em 484 antes de Cristo.

Centro

O centro de Bodrum fica super movimentado, sobretudo a noite, com vários clubes/discotecas que só fecham as portas quando o povo local acorda. Mas, fiquem tranquilos! Você não se deve se preocupar com o agito porque os resorts estão a meia hora de carro do centro da cidade, situados bem perto da água cristalina. Será impossível não se render a um mergulho antes mesmo de tomar o famoso café da manhã turco.

Bodrum na Turquia

Resorts

Entre os resorts posso recomendamr alguns. Os preferidos dos meus clientes estão: o Kempinski Bodrum Barbaros Bay, o Mandarin Oriental Bodrum e o Swissotel Bodrum Beach. Além disso, o Six Senses Bodrum que nem consegui ir ainda para conhecer pessoalmente, mas dizem que é espetacular.

A ida para Bodrum é bem fácil, apenas 50 minutos de avião de Istambul e, no verão, a oferta de voos é abundante. Chegando lá, a maioria dos resorts oferece traslados do aeroporto aos hotéis.

É muito fácil passar uma semana lá, já que fora de praia e mar tem vários lugares para você visitar. O famoso castelo de São Pedro, o qual abriga o museu de achados subaquáticas, um acervo enorme. Na antiguidade, aqui existia uma das sete maravilhas do mundo. Ela era chamada de o famoso Mausoléu do rei Mausolos (do qual deriva a palavra Mausoléu), porém depois de um grande terremoto ele ficou destruído e a maioria das pedras foram usadas na construção da fortaleza de São Pedro.

O que também é muito atrativo é fazer um passeio diário com os famosos barcos “Gulet”. São barcos produzidos lá em Bodrum que saem de manhã para várias praias e ilhas afastadas e param para você tomar banho nas águas cristalinas do mar Egeu. Até uma das praias, conhecida como “Aquário”, de tão clara e tranquila. Na hora do almoço, a tripulação do barco grelha peixe e oferece um lindo almoço numa das praias com cenário de filme.

Poderia escrever mais sobre essa cidade charmosa. Saibam que para quem tem interesse sempre estou à disposição para responder suas perguntas. Meu Instagram já está aqui. Um beijo bem grande de Istambul.