Divulgado em vídeo em seu canal do YouTube, a nova coleção spring/summer 2022 da marca espanhola Balenciaga parece ‘comum’ ao primeiro olhar, mas com uma análise mais profunda, é possível identificar diversas críticas à indústria da moda, além de uma reflexão bastante importante sobre o comportamento social nos dias atuais.
O que é real e o que não é? O diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, questionou os parâmetros científicos e materiais ao colocar o rosto da amiga e musa Eliza Douglas, em todos as modelos para desfilar os 45 looks da nova coleção. A semelhança é tão igual a realidade que até mesmo Gvasalia se questionou se era de fato real ou não. O processo envolveu uma complexa tecnologia digital para scanear e aplicar o rosto de Eliza sobre eles. Então, essa é a principal crítica do desfile: trazer uma reflexão a respeito da falta de individualidade que as tendências impostas pela moda gera na sociedade. Insclusive, a plateia parecia estar uniformizada, com looks em all black, seguindo também a crítica de falta de individualidade.
Mesmo a marca sendo conhecida por seus designs exóticos e silhuetas desconfiguradas, o impacto que a coleção causou ao reinterpretar peças comuns do cotidiano, como moletons, jeans e sapatos, viralizou de forma a atingir a parcela da população interessada por moda e considerou a mensagem dita por Demna.
Alfaitaria oversized, jaquetas duodones e moletons são especialidades da casa Balenciaga. Por isso, a coleção ‘Clones’ é repleta de releituras dos best sellers da marca, além de algumas bolsas da parceria com Gucci e o famoso vestido usado por Dua Lipa no pós Oscar.
Confira o vídeo do desfile: