Quando se fala em combinações de cores na moda, falamos sobre características que têm o poder de te iluminar e realçar suas qualidades, como também de chamar atenção para manchas da pele e olheiras. Por isso, saber combinar é essencial. De acordo com a consultora de imagem e colunista da Z Magazine, Erika Paiva, quando você aprende a combinar cores, cria mais opções dentro do próprio guarda-roupa e realiza até mesmo compras mais inteligentes.

O uso do círculo cromático facilita muito na hora de fazer essas criações. Observe abaixo algumas das principais possibilidades:

Combinações de cores na modaCada uma das combinações, porém, possui suas particularidades. “O monocromático, por exemplo, pode passar a mensagem de monotonia, mas também é muito elegante e alonga a silhueta”, explica Erika, que aponta a BBB Manu Gavassi como campeã da combinação. “Ela mudou totalmente a imagem dela desde que entrou para o programa e aderiu ao monocromático combinando sempre a maquiagem com o look”, ressalta.

A combinação análoga, por sua vez, é uma das mais difíceis de serem feitas. “Quando começamos a colocar mais cores na produção, as pessoas ficam aflitas. Muitas das minhas clientes se queixam por só saber usar preto, branco e cinza”, conta a consultora. O rosa e o vermelho é uma dessas misturas que esteve em alta nas últimas temporadas. A colunista da Z explica que o rosa é mais delicado e o vermelho traz a força da mulher, fazendo dessa uma combinação muito forte e feminina.

Erika também pontua sobre o uso do preto, que é tida como uma cor chave. “Essa é cor que mais se erra! O preto é ausência de cor, por isso é muito pesado e quebra um look colorido”, explica, “já o branco traz luz para o look, pois ele reflete as cores.”

Para quem começar a fugir do básico na montagem dos looks, a consulta de imagem dá algumas dicas:

– É interessante manter a mesma linha, combinar cores suaves entre elas, por exemplo. Combinar tecidos da mesma cor também é interessante, como suede e couro. Isso dá uma leitura mais homogênea do look. Saiba mais sobre as cores aqui.

– Para começar a introduzir cor, comece com os acessórios, como os lenços e colares. É um ótimo exercício!

– Lembre-se de que trazer cores mais vibrantes para o look chama a atenção direto para elas.

Para facilitar o aprendizado, Erika criou uma atividade para as suas seguidoras: um e-book com desenhos para serem pintados com as combinações do círculo cromático. Baixe aqui.

No geral, é importante fazer o teste de cartela de cores para saber o que fica melhor em você, para o seu tom de pele e cabelo. Mas, como já dissemos aqui, se permitir experimentar é o primeiro passo! “Não existe certo e errado. Sou defensora da ideia de que as regras são feitas para serem quebradas”, finaliza a consultora.